Comentário da Lição da Escola Sabatina 2024 / Lição 12 – Eventos finais

Sábado – Eventos finais.

Como sabemos que estamos dentro de um conflito entre o bem e o mal? Pela Bíblia. Mas a Bíblia fala apenas que existe tal conflito e que nele estamos inseridos? Não. Ela também fala que não estamos sozinhos no conflito. Revela que há um Comandante conosco, nos conduzindo entre pedradas e tiros, até a derrocada final do inimigo. E quando o conflito terminar, nós, os vitoriosos, viveremos para todo o sempre na nova Terra e novo Céu, onde nunca mais haverá dores, suor, espinhos e cardos.

O Dia eterno nos aguarda, irmãos! O nosso Comandante nos levará para conhecer Deus o Pai. Nós O veremos face a face, e a nossa alegria será completa.

Mas, como disse, ainda estamos entre pedradas e tiros. E quando alvejados, sentimos muitas dores. Dói demais! Porém, dias piores virão. Pelo jeito, dias de bombas atômicas! Mas, como é que eu sei disso? Sei porque a Bíblia detalha essas coisas. Ela não fala somente de chuvas e trovoadas. Ela é bastante clara a respeito do dilúvio que está para cair. E a Lição da Escola Sabatina chama isso de “eventos finais”. (Na semana passada, chamou de “conflito iminente”. Por falar nisso, na segunda-feira passada, dia 10, a Lição começou assim: “A profecia da marca da besta (Ap 13) nos fala sobre o estágio mais feroz da guerra de Satanás contra Deus”).

Sabendo que pouco lhe resta, o inimigo está rugindo como um leão esfomeado, devorando tudo o que vê pela frente. E a Bíblia não nos poupa de saber sobre isso. Aliás, bem por isso ela é chamada de “lâmpada para os meus pés”.

Bem, vamos aproveitar que ela é uma lâmpada e enxergar com clareza o nosso Comandante. Vamos olhar para Ele, ver Sua mão esticada em nossa direção, agarrá-la, e permitir que Ele nos conduza até a vitória. Para isso, olhemos os eventos finais pela ótica de Deus.

[Hoje é 15 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Domingo – Lealdade a Deus e à Sua Palavra.

Há um alerta saído dos lábios de Jesus, e jamais devemos nos esquecer desse alerta. Jesus afirmou que o inimigo é o pai da mentira; o criador da mentira; o ser que mente o tempo todo. Pedro, que ouviu Jesus falar tal coisa, disse, tempos depois, que o inimigo é engenheiro inventor de fábulas.

Como, então, não cair na lábia do mentiroso? Só tem um jeito: dando atenção a verdade. Porém, essa “atenção” significa mais do que ler a Bíblia. Significa ser leal ao Autor da Bíblia. Obedecer aos Seus escritos. Andar por onde Ele diz que devemos andar. Viver pelo “assim diz o Senhor”.

No livro O Grande Conflito, no primeiro e segundo parágrafos do capítulo 37, está escrito:

O povo de Deus é encaminhado às Santas Escrituras como a salvaguarda contra a influência dos falsos ensinadores e poder ilusório dos espíritos das trevas. Satanás emprega todo artifício possível para impedir os homens de obter conhecimento da Bíblia, pois os claros ensinos desta põem a descoberto os seus enganos. Em todo avivamento da obra de Deus o príncipe do mal está desperto para atividade mais intensa; aplica atualmente todos os seus esforços em preparar-se para a luta final contra Cristo e Seus seguidores. O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista. Tão meticulosamente a contrafação se parecerá com o verdadeiro, que será impossível distinguir entre ambos sem o auxílio das Escrituras Sagradas. Pelo testemunho destas toda declaração e todo prodígio deverão ser provados.

Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito. A toda alma virá a inquiridora prova: Obedecerei a Deus de preferência aos homens? A hora decisiva está mesmo agora às portas. Estão nossos pés firmados na rocha da imutável Palavra divina? Estamos preparados para permanecer firmes em defesa dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus?”

[Hoje é 16 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Segunda – Selados para o Céu.

Na Lição 10 (Espiritualismo exposto), vimos que a mentira de que “a alma vai para Céu assim que o corpo morre” fará um estrago enorme. Enorme mesmo! O inimigo aparecerá para algumas pessoas, fingindo ser um familiar que foi para o Céu e que agora voltou para contar umas coisas “novas”. Dentre essas coisas, dirá que Deus autorizou a Igreja Católica a substituir o sábado pelo domingo.

Irmãos, essa coisa nova é mentira! Essa mentira, se aceita, é a marca da besta!

O desejo do inimigo é tirar Deus do centro da adoração. E como a obediência está no centro da adoração, a desobediência tira a autoridade da Palavra de Deus, e, no lugar dela, coloca a autoridade de homens. Isso é a marca da besta!

O selo de Deus é dado para o obediente. Para aquele que, agarrado na Palavra, toma posse da fé com evidências, e assume a postura de ser fiel até à morte. O contrário disso, portanto, é não receber o selo de Deus.

Mas, mais no final ainda, o inimigo aparecerá como se fosse Cristo – e então o mundo entenderá o significado da expressão “o bicho vai pegar”.

Irmãos, graças a Deus estamos sendo alertados agora. Bem antes de tais acontecimentos, estamos sendo orientados sobre tais fatos. Louvado seja Deus por Sua iniciativa em nos dar a Bíblia. Sendo assim, nossa recomendação é: faça da Bíblia o seu guia. Sola Scriptura. Tota Scriptura.

[Hoje é 17 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Terça – A quem adoramos?

Apocalipse 14 fala de adoração ao Criador atrelado a “guardar os mandamentos de Deus”. Ou seja, adoração tem a ver com obediência, e obediência tem a ver com adoração. E, com ajuda da profecia de Daniel 7:25, entendemos que “a mudança dos tempos e da Lei” implica na substituição do sábado pelo domingo – ato imposto pelo “animal terrível e espantoso”, também conhecido como “pernas de ferro” e “chifre pequeno” – com o significado maior de adoração a quem o substitui.

Está implícito em Apocalipse 13 que haverá “benefícios” para os que adorarem a besta, mas tais benefícios se demonstrarão não significar absolutamente nada no dia em que serão levados a falar “aos montes e aos rochedos: ‘Caiam sobre nós, e nos escondam da face dAquele que está sentado no trono’” (6:17).

Irmãos, aos beneficiados pela besta vai sobrar apenas choro e ranger de dentes. Portanto, não vale a pena se esquivar das pedradas e tiros em troca da “paz” que ela diz oferecer.

Por falar em pedradas, tiros e bomba atômica, lembremos sempre, sempre, sempre: Jesus suportou tudo isso por nós, sendo Ele total e absolutamente inocente. Para a nossa salvação, Jesus suportou o juízo de Deus, também conhecido pela expressão “ira de Deus”. Juízo e ira que a nós pertencia!

Então, irmãos, quem é o único digno de adoração?!

[Hoje é 18 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Quarta – As chuvas temporã e serôdia.

Bem, nos eventos finais, nem só de guerras viverá o homem. Nos últimos dias, o evangelho será pregado em todo o mundo. Ninguém será levado para a “decisão” sem saber pelo que deve decidir. Por isso, o evangelho será pregado em todo o mundo, a todas as gentes, tribos e nações.

Pergunto: Será isso obra do homem? Resposta: Sim e não. “Sim” no sentido de ser o veículo pelo qual a mensagem será pregada. Será o pregador. O carteiro que leva a carta. E “não” porque, na verdade, ao homem não será dada nenhuma glória para o encerramento do grande conflito. O homem é o carteiro, mas não a carta. É o pregador, mas não a pregação. É o mensageiro, mas não a mensagem.

Então, quem na verdade é o responsável pela finalização da obra? Quem fará com que o mundo seja inundado pela Palavra de Deus? Resposta: Deus. O Espírito Santo fará com que todas as pessoas tomem conhecimento de que o Dia está chegando, e uma decisão consciente deverá ser tomada.

Como isso acontecerá, pois temos a impressão que o mundo não quer saber de Deus e nem de igreja? É só impressão. O Espírito Santo está agindo. Nunca deixou de agir. Ele age o tempo todo para que as pessoas sejam atraídas a Cristo. E Ele fará uma obra mais intensa justamente no final.

No início do cristianismo, Sua obra foi chamada de “chuva temporã”. A primeira chuva. Aquela que dá um gás para a semente germinar. Foi um sucesso enorme! Repercute até hoje. E no final do finalzinho, essa obra vai ser repetida. Será a última chuva. A “chuva serôdia”. A chuva que apronta o grão para a colheita. E a última geração de cristãos fiéis vai ser o instrumento para o trabalho de Deus. Que privilégio! Sinceridade, eu gostaria de estar vivo nesse momento, e de participar desses últimos estudos bíblicos. E então virá o fim.

[Hoje é 19 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Quinta – O alto clamor.

A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. Eis aí os tempos do refrigério que o apóstolo Pedro esperava quando disse: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo (Atos 3:19 e 20).

Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. Assim os habitantes da Terra serão levados a decidir-se.

A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada e agora brotará e frutificará. As publicações distribuídas pelos missionários têm exercido sua influência; todavia, muitos que ficaram impressionados, foram impedidos de compreender completamente a verdade, ou de lhe prestar obediência. Agora os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, grande número se coloca ao lado do Senhor(E Recebereis Poder, pág. 203).

[Hoje é 20 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Sexta – Conclusão.

O Espírito do Senhor abençoará tão graciosamente os consagrados instrumentos humanos, que homens, mulheres e crianças abrirão os lábios em louvor e ações de graça, enchendo a Terra com o conhecimento de Deus e com Sua insuperável glória, como as águas cobrem o mar.

Os que mantiverem o princípio da sua confiança firme até o fim, estarão bem despertos durante o tempo em que a mensagem do terceiro anjo é proclamada com grande poder. Durante o alto clamor, a igreja, ajudada pelas providenciais interposições de seu exaltado Senhor, difundirá o conhecimento da salvação tão abundantemente, que a luz será comunicada a toda cidade e vila. A Terra será cheia do conhecimento da salvação. O poder renovador do Espírito de Deus haverá tão abundantemente coroado de êxito os intensamente ativos instrumentos, que a luz da verdade presente irradiará por toda parte.

Haverá, nesse período, uma série de acontecimentos que revelarão que Deus é o Senhor da situação. A verdade será proclamada em linguagem clara e inequívoca. Como um povo, precisamos preparar o caminho do Senhor sob a soberana direção do Espírito Santo. O evangelho deve ser proclamado em sua pureza. A corrente de águas vivas deve, em seu curso, aprofundar-se e alargar-se. Em todos os campos, próximos e distantes, haverá homens que serão chamados do cabo do arado e das mais comuns profissões no comércio em geral preferidas, para ligarem-se a homens experimentados e ser por eles instruídos. À medida que aprendam a trabalhar de modo eficiente, proclamarão a verdade com poder. Por meio das maravilhosíssimas atuações da providência divina, montanhas de dificuldades serão removidas e lançadas ao mar. A mensagem que tanta importância tem para os habitantes da Terra, será ouvida e compreendida. Os homens discernirão a verdade. A obra progredirá mais e mais até que a Terra inteira seja advertida; então virá o fim” (Maranata, O Senhor Vem!, pág. 216).

Deus nos abençoe.

Carlos Bitencourt/Ligado na Videira

[Hoje é 21 de junho. Leia uma Meditação Matinal de Ellen White – clique aqui]

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Comentário da Lição da Escola Sabatina 2024 / Lição 12 – Eventos finais

  1. Hoje é falado “vou fazer hora extra”. Antigamente diziam “vou fazer serão“.

    Esse “serão” vem de “serôdia”. Vou ficar por último. Vou ficar até mais tarde. Vou ficar até terminar. Só vou embora depois que tudo estiver feito.

    “Chuva serôdia” é a última chuva. A chuva que vem para completar o ciclo da produção agrícola. Depois dela, vem a colheita.

    Figurativamente, a pregação do evangelho é como a plantação. A semente vai germinar, crescer, se desenvolver, amadurecer, e será colhida. Para isso, a primeira chuva (temporã) e a última (serôdia).

    Isso retrata a obra do Espírito Santo. Deus é o responsável do início ao fim da evangelização.

    Curtir

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.