Maria Madalena é a mesma Maria, irmã de Marta? (janeiro/2009)

Já ouvi essa pergunta muitas vezes, o que demonstra que o assunto interessa a muitas pessoas. Esse assunto tem sido discutido com frequência na história da igreja cristã. Examinemos as evidências bíblicas.

1. Maria de Betânia: Sabemos muito pouco sobre essa Maria, a não ser que ela seja identificada como Maria Madalena. Eis o que sabemos: Ela era irmã de Marta e de Lázaro e moravam em Betânia, na região da Judeia (Lucas 10:38-39; João 11:1-2). Ela costumava sentar-se aos pés de Jesus para aprender dEle. Uma vez que essa era a postura dos discípulos, concluímos que ela era uma discípula de Cristo. Ela ungiu Jesus pouco antes de Sua crucifixão, revelando devoção por Ele (João 11:2; 12:1-8). Esse ato foi sua expressão de gratidão por ter experimentado o perdão amoroso do Salvador (Lucas 7:47-48). Lucas menciona que ela foi muito perdoada. Após a unção, Maria de Betânia não é mais mencionada.

2. Maria Madalena: O nome completo dessa mulher tem sido usado, tradicionalmente, para indicar que ela era da cidade de Magdala, localizada na costa noroeste do Mar da Galileia. A primeira vez em que ela é mencionada nos Evangelhos é especificamente citada entre as mulheres que foram curadas por Jesus de doenças ou possessões demoníacas; ela, especialmente, foi libertada de sete demônios, muito provavelmente por Jesus (Lucas 8:2). Essas mulheres eram discípulas de Jesus e O acompanharam durante Sua segunda viagem à Galileia, provendo apoio financeiro ao Seu ministério (Lucas 8:2-3). Em outras palavras, Maria Madalena era relativamente rica.

3. Mesma pessoa?: Baseado nas evidências bíblicas, posso apenas dizer que “talvez” ou “provavelmente sim”. Muitos intérpretes creem que são duas pessoas diferentes porque não há evidência histórica que confirme que elas são a mesma pessoa. Além disso, há o problema com o lugar de origem. Betânia é na Judeia, e Magdala, na Galileia. Alguém pode especular dizendo que, talvez, cedo na vida, Maria tenha deixado seu lar em Betânia e foi para Magdala e, após encontrar Jesus, voltou para Betânia. Isso não contradiz nenhuma evidência bíblica, mas vai além delas. Outro detalhe que sugere estarmos lidando com a mesma pessoa é que a unção de Jesus, descrita em Lucas, descreve Maria como uma “mulher da cidade, ‘pecadora’…” (Lucas 7:37). Nesse caso, seria difícil negar que está se referindo a Maria de Betânia. Por outro lado, ambas eram discípulas de Jesus e aparentemente com recursos financeiros colocados a serviço do Senhor. Baseado na Bíblia, não posso dar uma resposta final à pergunta. Por favor, não fique frustrado. Não sabemos tudo.

4. O que Realmente Interessa: Talvez o que realmente importa ao discutirmos a identidade de Maria Madalena e Maria de Betânia, é que, sendo ou não a mesma pessoa, Jesus também instruiu mulheres para proclamar as boas-novas da salvação. Ele chamou homens e mulheres para divulgar o evangelho. Maria Madalena desempenhou papel importante na narrativa do evangelho. Ela quase se tornou uma discípula por excelência. Ela testemunhou a morte de Jesus na cruz (Mateus 27:55-56; João 19:25) e acompanhou Seu corpo até a tumba (Mateus 27:60-61). Na manhã de domingo, foi a primeira a chegar ao sepulcro de Jesus, e, percebendo que estava vazia, foi informar os discípulos que alguém havia levado o corpo de Jesus (João 20:1-2). Os outros discípulos vieram, descobriram que era verdade e se foram, mas Maria ficou e foi a primeira a ver o Senhor ressurreto (João 20:15). Ele a encarregou de contar aos discípulos que Ele havia ressuscitado (João 20:17). Em obediência, ela e as outras mulheres foram aos discípulos e anunciaram que o Senhor ressuscitara (João 20:18; Mateus 28:7; Lucas 24:9).

Se o Salvador ressurreto usou mulheres para dizer aos discípulos que Ele estava vivo, devemos também abrir amplo espaço para que as mulheres proclamem o evangelho eterno.

Angel Manuel Rodríguez, Revista “Adventist World” – janeiro 2009.

Sugerimos a leitura de A mulher citada em João 8:1-11 é Maria Madalena?“, de Alberto Timm – clique aqui.

Para mais artigos de Angel Manuel Rodríguez, clique aqui.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Angel Manuel Rodríguez e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Maria Madalena é a mesma Maria, irmã de Marta? (janeiro/2009)

  1. “Simão induzira ao pecado a mulher que ora desprezava. Fora por ele profundamente prejudicada”.

    “Maria fora considerada grande pecadora, mas Cristo sabia as circunstâncias que lhe tinham moldado a vida. Poderia ter acabado com sua esperança, mas não o fez. Fora Ele que a erguera do desespero e da ruína. Sete vezes ouvira ela Sua repreensão aos demônios que lhe dominavam o coração e a mente”.

    “Aquela que caíra e cuja mente fora habitação de demônios, chegara bem perto do Salvador em associação e serviço. Foi Maria que se assentou aos pés de Jesus e dEle aprendeu. Foi ela que Lhe derramou na cabeça o precioso unguento, e banhou os pés com as próprias lágrimas. Achou-se ao pé da cruz e O seguiu ao sepulcro. Foi a primeira junto ao sepulcro, depois da ressurreição. A primeira a proclamar o Salvador ressuscitado” (O Desejado de Todas as Nações, capítulo 62 – “O banquete em casa de Simão“).

    Ver também: Wilson Paroschi, Revista “Ministério” – março/abril de 2010. Clique aqui.

    Curtir

  2. Bruno disse:

    São duas pessoas completamente distintas.

    Curtir

  3. Para acabar com todo o MiMiMi. Leia João cap. 11 vers. 2

    Curtir

  4. SIMONE PARTATA NUNES disse:

    Muito obrigado me ajudou muito a com a minha dúvida que tinha sobre Maria Madalena

    Curtir

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.