Dai lugar à ira – Romanos 12:19 a 21 – Comentário Bíblico Adventista

Romanos 12:19 –Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: ‘A mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei’, diz o Senhor”.

Romanos 12:20 –Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça”.

Romanos 12:21 –Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

Dai lugar à ira. O artigo definido antes da palavra “ira” indica que a referência é à ira de Deus. Essa interpretação é confirmada pelas palavras seguintes: “a Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei” [Repetindo Deuteronômio 32:35]. “Dar lugar” significa “dar espaço” para que a ira vingadora de Deus opere. Os cristãos nunca devem buscar vingança contra quem os trata injustamente. Devem deixar o assunto com Deus. Apenas um Deus onisciente, todo-amoroso e perfeito pode julgar e punir os malfeitores com justiça. Tanto a linguagem como o pensamento dessa ordem são ilustrados em Efésios 4:27, em que Paulo explica que vingar a nós mesmos é “dar lugar ao diabo”. Os que estão cheios de pensamentos de vingança dão oportunidade a que Satanás inspire ira, ódio e amargura, quando deveriam encorajar o crescimento do “fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade” (Gálatas 5:22).

Vingança. Do grego ekdikesis, “vindicação”, “retribuição”, “punição” (conforme Atos 7:24; 2Coríntios 7:11; 1Pedro 2:14). A ideia da vingança pessoal deve ser eliminada a partir da expressão usada aqui: a justiça vingadora é de Deus, pois Ele impõe plena justiça a todas as partes. No dia da vingança de Deus [ou dia da retribuição, dia do juízo], os ímpios receberão as inevitáveis consequências da própria escolha. Devido à vida de rebeldia, eles se puseram tão fora da harmonia com Deus que Sua própria presença lhes é um fogo devorador (2Tessalonicenses 1:6 a 10; Apocalipse 6:15 a 17). “A glória dAquele que é amor os destruirá” (O Desejado de Todas as Nações, 22ª edição, pág. 764, cap. 79: “Está Consumado”).

Brasas vivas. A bondade é a melhor vingança que o cristão pode tomar contra um inimigo. Amontoar brasas vivas sobre a cabeça de um oponente significa um ato de amor, e não de maldade. Isso está indicado, tanto pelo contexto do Antigo Testamento como do Novo Testamento. Provérbios 25:22 termina com estas palavras, não citadas aqui por Paulo: “e o Senhor te retribuirá”, ou seja, [Deus retribuirá] as boas obras praticadas [por você] para [com] teu inimigo. Da mesma forma, no presente contexto, o significado geral é resumido nas palavras: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21).

Não te deixes vencer do mal. A vingança é um sinal não de força, mas de fraqueza. Sofre derrota quem permite que seu humor seja afetado e seus princípios cristãos de amor e domínio próprio sejam abandonados. Mas, quem controla o desejo de vingança e faz do mal sofrido uma oportunidade para mostrar bondade, obtém a vitória sobre si mesmo e sobre os poderes do mal. Essa atitude não é apenas mais nobre, quanto mais eficaz. Com ela, pode-se desarmar o inimigo (Provérbios 15:1 – “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira) e conquistar a outra pessoa. Assim, Deus não retribuiu aos pecadores a vingança que mereciam, mas revelou amor e misericórdia. É a bondade, paciência e longanimidade de Deus que leva as pessoas ao arrependimento (Romanos 2:4). O cristão que é transformado à imagem de Deus (Romanos 12:2) mostra por sua maneira de tratar os inimigos que seu caráter se torna mais e mais semelhante ao de Deus, que é amor (1João 4:8).

Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, págs. 686 e 687, referente Romanos 12:19 a 21. (Na Série Logos, os volumes 1 a 7 são chamados de “Comentário Bíblico”; o volume 8 de “Dicionário Bíblico”; e o volume 9 de “Tratado de Teologia”).

Ler: A ira de Deus – Romanos 1:18 – Comentário Bíblico Adventista – clique aqui.

 

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Comentário Bíblico Adventista e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dai lugar à ira – Romanos 12:19 a 21 – Comentário Bíblico Adventista

  1. Luis disse:

    Maravilhosos texto riquíssimos em informações
    Deus abençoe a igreja adventista 🖐️

    Curtido por 1 pessoa

  2. NERY MARQUES disse:

    Muito boa a interpretação dos versiculos. Deus continue dando inspiração…

    Curtir

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.