Alma – Nefesh – 1Reis 17:21 – Comentário Bíblico Adventista

E, estendendo-se [Elias] três vezes sobre o menino [filho da viúva de Sarepta], clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-Te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele” (1Reis 17:21).

Alma. Do hebraico nefesh.

Esta palavra aparece mais de 700 vezes no Antigo Testamento e é traduzida de diferentes formas, como “seres viventes” (Gênesis 1:21; Gênesis 2:19), “vida” (Gênesis 9:4; Gênesis 12:12; Êxodo 4:19; Josué 2:14), “pessoas” (Gênesis 12:5; Gênesis 14:21), “pessoa” (Josué 20:9), “alma vivente” (Levítico 11:46), “todos” (Jeremias 43:6), “mortos” (Levítico 19:28) e “cadáver” (Números 9:6 e 7).

De todas essas traduções, “vida” seria provavelmente a mais adequada no texto em questão (1Reis 17:21).

A tradução “alma” é equivocada e transmite a ideia de uma entidade imortal, capaz de existência consciente separada do corpo. Essa ideia não reside na palavra nefesh. De todas as mais de 700 ocorrências da palavra, nenhuma expressa essa noção, nem mesmo a pressupõe. Nenhuma vez nefesh é tida como algo que é imortal.

A tradução de nefesh como “vida” está em harmonia com o que os tradutores da Bíblia fizeram em outros 119 casos. Um exemplo notável está em 1Reis 19:4 (dois capítulos após o texto em questão), em que (o mesmo) Elias declara: “Ó Senhor; toma agora a minha vida [nefesh]” (Almeida Revista Corrigida). Nesse caso, os tradutores empregaram a palavra “vida” de forma correta.

Comentário Bíblico Adventista, vol. 2, pág. 895 – referente 1Reis 17:21. (Na Série Logos, os volumes 1 a 7 são chamados de “Comentário Bíblico”; o volume 8 de “Dicionário Bíblico”; e o volume 9 de “Tratado de Teologia”).

Textos Bíblicos:

Gênesis 1:21 – “Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom”.

Gênesis 2:19 – “Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles”.

Gênesis 9:4 – “Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis”.

Gênesis 12:5 – “Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram”.

Gênesis 12:12 – “Os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida”.

Gênesis 14:21 – “Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo”.

Êxodo 4:19 – “Disse também o SENHOR a Moisés, em Midiã: Vai, torna para o Egito, porque são mortos todos os que procuravam tirar-te a vida”.

Levítico 11:46 – “Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra”.

Levítico 19:28 – “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR”.

Números 9:6 e 7 – “Houve alguns que se acharam imundos por terem tocado o cadáver de um homem, de maneira que não puderam celebrar a Páscoa naquele dia; por isso, chegando-se perante Moisés e Arão, disseram-lhes: Estamos imundos por termos tocado o cadáver de um homem; por que havemos de ser privados de apresentar a oferta do SENHOR, a seu tempo, no meio dos filhos de Israel?

Josué 2:14 – “Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade”.

Josué 20:9 – “São estas as cidades que foram designadas para todos os filhos de Israel e para o estrangeiro que habitava entre eles; para que se refugiasse nelas todo aquele que, por engano, matasse alguma pessoa, para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até comparecer perante a congregação”.

Jeremias 43:6 – “Tomaram aos homens, às mulheres e aos meninos, às filhas do rei e a todos que Nebuzaradã, o chefe da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias”.

Sugerimos a leitura do livro “Imortalidade ou Ressurreição?”, de Samuele Bacchiocchi, editora Unaspress.

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Comentário Bíblico Adventista e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Alma – Nefesh – 1Reis 17:21 – Comentário Bíblico Adventista

  1. Anderson Benedito disse:

    Não teremos mais os comentários da lição da escola sabatina ?

    Curtir

  2. Joab disse:

    O que é uma alma? A união do sopro divino com o corpo resulta numa alma vivente. Alma vivente é um corpo animado pelo espírito. A separação do sopro divino (ruach, fôlego de vida, espírito de fôlego de vida) do corpo, resulta na morte do corpo e consequentemente na extinção da alma. Gosto muito deste assunto! É interessante não sermos enganados sobre o que acontece na morte.

    Curtir

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.