Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 7 – Liderança servidora – 6 a 13 de maio de 2017

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 7 – Liderança servidora – 6 a 13 de maio de 2017

Antes de avisar que o galo cantaria, Jesus disse a Pedro: “Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32). Mais adiante, depois da ressurreição, “perguntou Jesus a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes outros?’ Ele respondeu: ‘Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo’. Ele lhe disse: ‘Apascenta os Meus cordeiros’. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: ‘Simão, filho de João, tu Me amas?’ Ele Lhe respondeu: ‘Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo’. Disse-lhe Jesus: ‘Pastoreia as Minhas ovelhas’. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: ‘Simão, filho de João, tu Me amas?’ Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: ‘Tu Me amas?’ E respondeu-Lhe: ‘Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu Te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta as Minhas ovelhas’” (João 21:15-17).

Irmãos, nesses textos, muitos temas podem ser abordados. Por exemplo: (A) Pedro não se reconhecia como um não convertido; Jesus sabia disso e sabia que um dia ele se converteria; (B) Pedro não admitia a possibilidade de negar a Jesus; Jesus sabia que isso ocorreria, assim como sabia que um dia ele diria por três vezes que O amava; (C) Pedro não imaginava, mas Jesus o queria envolvido com a Sua igreja.

Mas há um detalhe, e é com esse detalhe que abro os meus comentários. Jesus disse: (1) Apascenta os Meus cordeiros; (2) Pastoreia as Minhas ovelhas; e (3) Apascenta as Minhas ovelhas.

Notaram? O que tinha que ser feito, e foi feito, era cuidar do rebanho do Senhor!!! Não um rebanho qualquer, mas o rebanho do Senhor!!!

Entendo que todos nós queremos que as babás e professoras cuidem muito bem de nossos filhos. As crianças em suas mãos são os nossos filhos!!!

O tema desta nova semana é sobre a liderança da igreja – da igreja de Cristo. Não vamos falar de qualquer tipo de liderança e nem de qualquer tipo de liderados, mas da liderança da igreja de Cristo!

Pedro, como que lembrando de tudo o que o Mestre havia lhe falado diretamente, e dada a sua larga experiência, faz recomendações preciosas para os líderes do rebanho do Senhor. E é sobre isso que faremos algumas considerações.

(07/05) – Domingo – Os anciãos na igreja primitiva. Por obra do Espírito Santo, multidões eram convertidas, e aceitas pelo grupo de cristãos. E este grupo foi crescendo, crescendo e crescendo.

Naturalmente, um maior número de pessoas indica um maior número de situações, de particularidades, de problemas, e de necessidade de soluções. E o Espírito Santo até nisso agiu – e a Sua ação foi no sentido de organizar a igreja.

Lá no deserto, após a travessia, Deus encaminhou a organização de Seu povo. Moisés, por indicação de seu sogro, preparou algum tipo de administração. Os serviços no Santuário e em torno dele também exigiam sábia organização.

Bem, como Deus é um Deus de ordem, a igreja de Deus também foi orientada a trabalhar de forma ordenada. Ela devia se organizar em departamentos. A demanda dos irmãos precisava ser atendida. Então, foi estabelecido que alguns dos membros fossem escolhidos para a liderança desses departamentos, desses ministérios. E bem por isso, o idoso discípulo (em 1Pedro 5:1 e 2) passa adiante as palavras que recebera de Cristo:

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus”.

Irmãos, hoje, as palavras que originalmente saíram dos lábios de Cristo chegam aos nossos ouvidos: “Amem, cuidem, zelem, protejam, fortaleçam, pastoreiem as Minhas ovelhas – elas pertencem ao rebanho de Deus”.

(08/05) – Segunda – Os anciãos. Se alguém deve ser fiel no cumprimento de toda e qualquer tarefa, ainda mais na tarefa de cuidar das pessoas por quem Cristo deu a Sua preciosa vida!

“O oficial da igreja deve sempre lembrar que os membros pertencem ao Senhor e ministrar às necessidades deles sob esse prisma. Cristo enfatizou que as ovelhas Lhe pertencem” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 640).

“Deus não é glorificado por líderes de igreja que procuram empurrar as ovelhas. Não, não. ‘Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho’. Há um vasto campo, em todas as igrejas, para os anciãos e auxiliares. Eles devem alimentar o rebanho de Deus com grão limpo, completamente separado da palha, que é a venenosa mistura do erro. Vocês, que têm qualquer parte a desempenhar na igreja de Deus, certifiquem-se de que estão agindo sabiamente ao alimentar o rebanho de Deus; pois a prosperidade desse rebanho depende muito da qualidade da comida” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 1050).

(09/05) – Terça – Liderança servidora. Para hoje, o título é o mesmo da semana. E provoco os irmãos com palavras que ajudarão numa melhor compreensão do tema:

Liderança servidora – Liderar servindo – Ser líder sendo servo – Liderar a igreja não se servindo da igreja, mas servindo a igreja.

1Pedro 5:2 e 3 – “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho”.

Não por constrangimento, não como se intimida um escravo, não à força, não como um fardo – mas cumpram os seus deveres com alegria, com prazer, espontaneamente, de maneira voluntária – como se ao próprio Senhor estivesse fazendo.

Tenho vontade de escrever um sermão sobre o menino que entregou seus pães e seus peixes para que Jesus alimentasse a multidão. Tristemente, seu último lanchinho. Alegremente, nas mãos de Jesus.

(10/05) – Quarta – Revestidos de humildade. 1Pedro 5:5 – “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua graça”.

O apóstolo, depois de orientar os anciãos, faz algumas considerações com os mais jovens (jovens em idade e/ou novos de igreja) para que respeitem a liderança da igreja. Como ela é exercida em conformidade com a Palavra de Deus, também por esta mesma Palavra deve ela ser obedecida.

Que haja humildade entre os irmãos da fé, assim como Cristo foi humilde. Sirvam um ao outro. Que seja promovida a paz. Que os irmãos entendam a necessidade da cooperação mútua. Dias difíceis virão. Que um fortaleça o outro. Que criem resistência para vencer o leão devorador que se aproxima.

Mas Pedro não esqueceu do relacionamento que deve existir também entre a igreja, como um todo, e Deus. Aumentando o nível da conversa, disse: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pedro 5:6).

Deus é o Todo-poderoso, e nós não somos nada sem Ele. Então, andemos humildemente diante dEle. Que a grandiosidade dEle nos faça enxergar a nossa insignificância. Por sinal, é porque carecemos de misericórdia que dEle recebemos “graça”. No tempo apropriado, que em breve chegará, com certeza Ele nos exaltará.

(11/05) – Quinta – conclusão – Como um leão que ruge. Nós vamos ler 1Pedro 5:8 e 9 – mas é bom lembrar que antes desses dois versinhos foi escrito o verso 7. Antes de falar do leão que ruge, Pedro falou dAquele que cuida de nós. Antes de falar da brabeza do leão, ele falou que Cristo suporta todas as nossas ansiedades, motivo de nos recomendar que sobre Ele nós as lançássemos.

Disse ele primeiro: “… lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.

E sendo assim feito, disse por segundo: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”.

Fazendo parte do contexto maior da Epístola, Pedro reconhece que por trás de toda perseguição está o inimigo de Deus e dos homens. E a igreja devia estar alerta quanto a isso. Portanto, que todo cuidado fosse tomado. O diabo não bajula. Quando pode, destrói tudo. E ele não espera que alguém se faça de presa. Ele é quem vai onde visualiza uma possível presa.

“Desde os dias de Adão até os nossos tempos, nosso grande inimigo tem estado a exercer seu poder de oprimir e destruir. Está hoje a preparar-se para sua última campanha contra a igreja. Todos os que procuram seguir a Jesus terão de batalhar contra este implacável adversário. Quanto mais aproximadamente o cristão imitar o Modelo divino, tanto mais certo fará de si um alvo para os ataques de Satanás” (O Grande Conflito, capítulo 30 – “O pior inimigo do homem, e como vencê-lo”).

E Pedro conclui o texto para a semana assim: “Ora, o Deus de toda a graça [o Supremo Pastor], que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco [no fogo ardente], Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pedro 5:10).

Irmãos, nós somos ovelhas e temos um Pastor. Com absoluta certeza: “Nada nos faltará”.

Fico por aqui. Desejo um ótimo estudo. Uma boa semana.

Deus nos abençoe.

Lembrem-se de ler a Meditação Matinal de hoje – basta clicar aqui.

Lição da Escola Sabatina 2017 – Comentário feito por Carlos Bitencourt

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , . Guardar link permanente.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s