Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 11 – Entristecendo e resistindo ao Espírito

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 11 – Entristecendo e resistindo ao Espírito

A Lição trata de um assunto extremamente importante. Não há assunto mais importante do que esse. Tem a ver com a salvação a mim proposta e a minha escolha a respeito disso. Tem a ver se deixo o Espírito Santo fazer a Sua obra completa em mim ou não.

A Lição está dividida assim: “Resistindo”, “Entristecendo” e “Apagando o Espírito Santo” e “A blasfêmia contra o Espírito Santo”. Será importante entender o que isso significa – mas, mais importante ainda será a aplicação pessoal. Não basta saber as definições teológicas a respeito do tema – temos que fazer uma aplicação – e essa aplicação não deverá ser para os outros, mas para mim mesmo: “O Espírito Santo está batendo na porta do meu coração, e eu vou abrir, e Ele vai entrar, e vai permanecer comigo, e vai cear comigo”. E haverá muita alegria no Céu!

E assim deve ser o desfecho da Lição – um desfecho positivo.

Não há razão para exterminar a esperança de ninguém. De ninguém! Nem de si próprio!

Como ponto de partida, sugerimos a leitura de O que é pecado contra o Espírito Santo”, escrito por Pedro Apolinário, em Leia e Compreenda Melhor a Bíblia – clique aqui. 

“Ninguém precisa considerar o pecado contra o Espírito Santo como coisa misteriosa e indefinível. O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de persistente recusa de atender aos convites para arrependimento” (Para Conhecê-Lo, pág. 243 – Meditação Matinal de 25/08/1965).

“Não é Deus quem cega os homens ou lhes endurece o coração. Envia-lhes luz para lhes corrigir os erros e guiá-los por veredas seguras; é pela rejeição dessa luz que os olhos cegam e o coração se endurece. Muitas vezes o processo é gradual e quase imperceptível. A luz chega até à alma por meio da palavra de Deus, de Seus servos, ou diretamente por Seu Espírito; mas quando um raio de luz é rejeitado, dá-se o parcial entorpecimento das percepções espirituais, e a segunda revelação da luz é menos claramente discernida. Destarte aumenta a treva, até que se faz noite na alma” (O Desejado de Todas as Nações, capítulo 33 – Quem São Meus Irmãos?) [*** Leia sobre o endurecimento do coração de Faraó, escrito por Ángel Manuel Rodriguez, na Revista Adventist World de setembro de 2011 – clique aqui ***].

“As pessoas têm o poder de extinguir o Espírito de Deus; o poder de escolha é deixado com elas. Deus lhes permite liberdade de ação. Elas podem ser obedientes mediante o nome e a graça de nosso Redentor, ou podem ser desobedientes e sofrer as consequências. O homem é responsável por receber ou rejeitar a verdade sagrada e eterna. O Espírito de Deus está continuamente convencendo, e pessoas estão decidindo a favor ou contra a verdade” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, pág. 428).

“A pessoa que é atraída repetidamente por seu Redentor, e despreza as advertências dadas, não cedendo a suas convicções no sentido de arrepender-se, nem atendendo quando é exortada a buscar perdão e graça, essa pessoa está em posição perigosa. Jesus a está atraindo, o Espírito sobre ela exerce Seu poder, insistindo que renda a sua vontade à vontade de Deus; e se é desprezado esse convite, o Espírito é ofendido e Se retira. O pecador prefere permanecer em pecado e impenitência, embora tenha provas suficientes para se animar na fé. Maior número de provas, já não lhe fariam bem. … Outra atração existe, à qual ele vai cedendo – é a atração de Satanás. Cede obediência aos poderes das trevas. Este procedimento é fatal e deixa a pessoa em obstinada impenitência. Esta é a blasfêmia mais comum entre os homens, e atua de modo muitíssimo sutil, até que o pecador não mais sinta remorso de consciência, nem arrependimento, e consequentemente não mais tem perdão” (Para Conhecê-Lo, pág. 244 – Meditação Matinal de 26/08/1965).

“O Espírito de Deus não será para sempre ofendido. Retirar-Se-á, caso seja ofendido por um pouco mais de tempo. Depois de ter sido feito tudo quanto Deus podia fazer para salvar os homens, caso eles mostrem por sua vida que menosprezam a oferecida misericórdia de Jesus, a morte será o quinhão deles e elevado o preço a ser pago. Será uma terrível morte; pois terão de sofrer a angústia sentida por Cristo, na cruz, a fim de adquirir para eles a redenção que recusaram” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pág. 124).

“… Aquele que rejeita a obra do Espírito Santo, assume uma posição que impede o acesso ao arrependimento e à fé. É pelo Espírito que Deus opera no coração; quando o homem rejeita voluntariamente o mesmo, e declara que é de Satanás, corta o conduto por onde Deus Se pode comunicar com ele. Quando o Espírito é afinal rejeitado, nada mais pode Deus fazer pela pessoa” (Maravilhosa Graça de Deus, pág. 213 – Meditação Matinal de 26/07/1974).

Aceita umas explicações a mais que encontramos nos escritos de Ellen White?

Cuidado com um coração duroNossa Alta Vocação, pág. 158 – clique aqui. 

Os resultados de endurecer o coraçãoCristo Triunfante, pág. 103 – clique aqui. 

Endurecimento do coraçãoVidas Que Falam, pág. 89 – clique aqui. 

Termino aqui o comentário desta semana – mas não sem esta maravilhosa frase:

“Seja qual for o pecado, se a pessoa se arrepende e crê, a culpa é lavada no sangue de Cristo” (Maravilhosa Graça de Deus, pág. 213 – Meditação Matinal de 26/07/1974).

Deus nos abençoe. Feliz semana!

Lembrem-se de ler a Meditação Matinal de hoje – basta clicar aqui.

Lição da Escola Sabatina 2017 – Comentário feito por Carlos Bitencourt

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 11 – Entristecendo e resistindo ao Espírito

  1. Claudio Cesar disse:

    Como Deus ( a Trindade) é maravilhoso, amoroso, misericordioso!!!! Faz de Tudo para nos salvar!!!!Se fosse possível ter acesso aos registro celestiais onde esta marcado todas as vezes que pecamos contra Deus,iríamos ver também quantas vezes já fomos perdoados! Deus quer nos salvar, mas para isso é preciso eu aceitar e ouvir a vós do Espirito Santo, me convencendo da justiça ,do pecado e do juízo, e como o autor do comentário do ligados na videira termina o seu comentário: “Não importa quantas vezes já pecamos mas quantas vezes já ouvimos a vóz do Espirito Santo e nos arrependemos e pedimos perdão, seja qual for o pecado, se a pessoa se arrepende e crer, a culpa é lavada no sangue de Cristo”
    Que o nosso Deus seja louvado por ter inspirado mais uma vez esse irmão com comentários tão inspiradores para nós professores e alunos da escola sabatina!

  2. Deyvson Lüdtke disse:

    Esse trimestre foi muito bom não vou me esquecer vou guarda no meu coração agradeço muito a Deus por todas as coisas maravilhoso.
    Que Deus abençoe a todos os irmãos
    E ajude a cada um de nos a entender as suas palavras

  3. homero disse:

    porque lição deste trimestre tem 12 lições ?

  4. suely azevedo disse:

    Louvado seja o nosso Deus, por suas contribuições, Sr.Carlos. Aprendi muito e espero conseguir, pela graça de Deus, por TUDO em prática. Que o Santo espirito continue a lhe capacitar.

    • Suely,
      Deus seja louvado, também, por nos tornar úteis em Sua obra, em favor de nossos queridos irmãos.
      Estamos concluindo um precioso tema. Vai ficar na saudade.
      Boas leituras! Ótimo dia!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s