Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 7 – O fruto do Espírito Santo

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 7 – O fruto do Espírito Santo

Como os irmãos bem sabem, seria um pecado enorme esquecer o que estudamos nas seis primeiras semanas do trimestre. Adquirimos conhecimento, e seria desperdício não o colocar na Lição desta nova semana. Também, seria pequenez não dar uma espiada nas lições seguintes e buscar adiantar um pouco das informações que nos serão dadas.

Das passadas, lembremos que o arrependimento é a primeira obra do Espírito Santo em nós. Deixamos a vida passada. Deixamos as obras praticadas até então. Deixamos de gostar daquilo que gostávamos antes. Paramos de pensar nas coisas do reino do inimigo. Não vemos mais vantagens no mundo. Não queremos mais os frutos da carne. Passamos, a partir do arrependimento, a manifestar as coisas que são pertinentes ao Reino dos Céus. Vivemos a novidade de vida. Pensamos em Deus. Nos interessamos em agradar a Deus. Deus é Santo, e passamos a andar em santidade. Visamos só e unicamente revelar ao mundo a glória de Deus.

Na Lição da semana que vem, veremos a diferença entre o fruto e os dons do Espírito Santo. Existem muitos dons, mas um só é o fruto. Nem todos os cristãos manifestarão o mesmo dom, mas todos manifestarão o mesmo fruto. Falar em público é um dom. Nem todos falarão em público, mas todos devem manifestar o amor. Nem todos darão estudo bíblico, mas todos devem manifestar alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Mas, longe de ter uma Lição técnica, cheia de esquemas (o que significa isso e o que significa aquilo – ou qual a definição desse ou daquele fruto), devemos, isso sim, permitir que o Espírito Santo leve o nosso pensamento para aquilo que é visto na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é o nosso Modelo. Deixemos que o Espírito Santo levante o nosso rosto, levante o nosso olhar. Que a nossa Lição tenha como foco apreciar as características que existem em Cristo, e, por isso, desejar estar com Cristo, andar com Cristo.

Então, embora seja citado Gálatas 5:22 e 23, a base do estudo deve ser João 15:1 a 11. É nesse capítulo que Jesus diz: “Eu sou a Videira verdadeira, e Meu Pai é o Agricultor. Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim. Eu Sou a Videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos. Como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permanecei no Meu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o Meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”.

A força desse texto bíblico está em “permanecer em Cristo”. É pouco estar um dia com o Mestre. É insuficiente eventualmente manifestar interesse religioso. O ramo só dará fruto se permanecer ligado na Videira. E o interessante é que isso é recíproco: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós”.

Irmãos, permitam-me ser econômico com vocês nesta semana. Em vez de me alongar em meus comentários, permitam-me que eu apenas indique uma leitura, aliás, uma ótima leitura. Morris Venden escreveu o livro “Os Frutos da Justificação Pela Fé”. Esse livro é curto. Mas o escritor é daqueles que com poucas palavras fala tudo. É um livro agradável. Morris Venden teve ter sido um pastor agradável. Então, lá vai a sugestão – leiam “Os Frutos da Justificação Pela Fé(cliquem aqui). 

Boa leitura! Boa semana!

Lição da Escola Sabatina 2017 – Comentário feito por Carlos Bitencourt

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 7 – O fruto do Espírito Santo

  1. siene disse:

    POR FAVOR não esqueça de mandar diariamente a lição da escola sabatina o comentário faz parti da minha vida .

    • Siene,
      Agradecemos pela companhia e pelo apreço manifestado.
      Repare que temos apenas um comentário geral, englobando a semana inteira, e as sugestões de leitura adicional.
      Deus abençoe você, sua família e sua igreja local.

      Boas leituras. Boa semana!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  2. Isabel vieira Rocha disse:

    Gostei muito mesmo Lindo este liçao adorei muito muito

  3. siene disse:

    mt obrigado por responder

  4. vera iucia santana andrade disse:

    Essa lição veio pra nos enriquecer o conhecimento falar sobre o espirito santo é muito importante pra nossas vidas obrg.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

