Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 9 – Declarações de Esperança – O Livro de Jó

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 9 – Declarações de Esperança – O Livro de Jó

A Bíblia possui um fio de ouro que costura versículo com versículo, capítulo com capítulo. Esse fio de ouro é visto do primeiro até o último de seus livros. Todos os escritores do Livro Sagrado foram inspirados a usar esse fio de ouro, cuja origem é celestial. Veio diretamente dos lábios de Jesus Cristo. Trata-se do Plano da Redenção – o ensino sobre o eterno amor de Deus – dispensado a cada um dos seres humanos de forma abundante, generosa – e só é entendido quando contemplamos o andar de Deus até a cruz do Calvário.

Entre Adão e Jó há uma diferença de um pouco mais de dois mil anos. Jó deve ter vivido em algum tempo entre Abraão e Moisés, mas não era da linhagem abraâmica. E em seu tempo não havia nenhuma “revelação escrita”, nenhuma sinagoga, nenhum púlpito. No entanto, a “revelação oral” chegou até ele. O que o próprio Senhor Jesus ensinou a Adão em Gênesis 3, ainda no Éden, atravessou os séculos, e chegou até o patriarca Jó. Deus fez com que o fio de ouro chegasse aos ouvidos de Jó.

A Lição dedicou algumas semanas aos discursos dos amigos de Jó. Infelizmente, como vimos, esses homens focaram seus argumentos na teoria satânica de que Deus é o autor do sofrimento. Que se alguém estava sofrendo, insistiam eles, é porque Deus o estava punindo. Portanto, que Jó confessasse e abandonasse o pecado.

Bem, é verdade que essa história está registrada na Bíblia. É uma história verdadeira. Mas, para o meu gosto, a Lição ficou muito tempo centrada no “eu”, na “dor”, nas “mentiras” dos tais amigos (aliás, na mentira do inimigo). Minha preferência é que fosse dado menos espaço para aqueles argumentos e bem mais para o que propõe a Lição 9. Felizmente aquela fase passou, e agora vamos considerar a “verdade” – o fio de ouro, o Plano da Redenção, a esperança na vida futura – a vida que se mede pela vida de Deus. Veremos que Jó, embora o sofrimento, e apesar das sugestões do maligno, mantinha o seu pensamento no amorável caráter de Deus, o seu Redentor.

O que estava acontecendo com ele não era injusto, não era algo sem sentido. Era fruto do grande conflito, que, por sinal, ocorre não somente em torno de nós, mas dentro de nós. E mesmo que Jó não soubesse explicar os detalhes dessa trama, foi capaz de proferir palavras de esperança – o que só é possível através da influência do Espírito Santo no coração. Portanto, o Espírito Santo agia em Jó, e Jó correspondia.

“Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e cheia de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar” (A Fé Pela Qual Eu Vivo, 56).

“As riquezas da graça de Cristo devem ser conservadas na mente. Entesourai as lições providas pelo Seu amor… Apoderai-vos das promessas de vosso Pai celestial, e lembrai-vos de Seu trato passado convosco, e com os Seus servos em geral” (Para Conhecê-Lo, 257).

“Não mais cultive suas dúvidas, expressando-as e despejando-as em outras mentes, tornando-se assim um agente de Satanás ao semear as sementes da dúvida. Fale de fé, viva fé, cultive o amor a Deus; torne evidente ao mundo todo o que Jesus é para você. Exalte-Lhe o santo nome. Conte de Sua bondade; fale de Sua misericórdia; e proclame o Seu poder” (Cristo Triunfante, 127).

Irmãos, falemos da nova Terra, do novo Céu!!!

Sugerimos a leitura adicional de “A fé deve atravessar a sombra”, na Meditação Matinal de 14/11/1962 (Nossa Alta Vocação, 322) – clique aqui.

Lembre-se de ler a Meditação Matinal para o dia de hoje – clique aqui.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 9 – Declarações de Esperança – O Livro de Jó

  1. contato@acmanutencao.com.br disse:

    Bom dia. Muito bom o comentário. Obrigado Antônio Carlos

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s