Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – 4º trimestre de 2016

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – 4º trimestre de 2016

O Livro de Jó foi escrito por Moisés.

Os irmãos lembram que Moisés matou um egípcio e fugiu, indo morar no deserto, onde se casou e viveu em torno da família da esposa. Tinha 40 anos quando isso aconteceu, e de lá só saiu aos 80, quando, pelo chamado de Deus, foi libertar o povo de Israel – o conhecido “êxodo”, a travessia do Mar Vermelho.

Bem, em algum momento entre os 40 e os 80 anos, na condição de humilde e manso pastor de ovelhas, Moisés escreveu dois lindos Livros – extraordinários Livros! O Livro de Gênesis e o Livro de Jó.

Não só para Moisés, mas para toda a humanidade, Deus concedeu preciosas mensagens através desses dois Livros. Ele entendeu que são assuntos que precisamos saber. São importantes. Tem a ver com o grande conflito entre Cristo e Satanás. Tem a ver com o Plano da Redenção. Tem a ver com a nossa salvação. E Ele fez questão de falar sobre isso para nós.

Mas, como a Lição vai se desenrolar através do Livro de Jó, prestemos atenção em Jó. Não ignoremos as pessoas que estão em volta dele. Ouçamos os silêncios entre eles. Prestemos atenção nas conversas deles. Porém, acima de tudo, vejamos as ações de Deus. Prestemos atenção em Deus. A história é sobre Deus!

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Vejamos o relato de Gênesis 3:16-19 =

Depois que o casal do Éden pecou, Deus disse assim para Eva: “‘Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará’. E a Adão disse: ‘Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: ‘Não comerás dela’, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás’”.

E em Jó 1:6-12 lemos assim =

E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: ‘De onde vens?’ E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: ‘De rodear a Terra e passear por ela’. E disse o SENHOR a Satanás: ‘Observaste tu a Meu servo Jó? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal’. Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: ‘Porventura, teme Jó a Deus debalde? Porventura, não o cercaste Tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra. Mas estende a Tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de Ti na Tua face!’ E disse o SENHOR a Satanás: ‘Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão’. E Satanás saiu da presença do SENHOR”.

Por que será que Deus falou de Jó?

Por que será que Satanás queria destruir Jó?

Afinal de contas, quem era Jó? Irmãos, quem era Jó?!!!

A Bíblia responde. E o faz assim =

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era também muitíssima a gente ao seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do Oriente. E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: ‘Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração’. Assim o fazia Jó continuamente” (Jó 1:1-5).

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: ‘Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova’. Estando este ainda falando, veio outro e disse: ‘Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova’. Estando ainda este falando, veio outro e disse: ‘Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova’. Estando ainda este falando veio outro e disse: ‘Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova’” (Jó 1:13-19).

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Prestaram atenção nas palavras “espinhos” e “cardos”, em Gênesis 3? Pois bem, ao conhecermos a história de Jó, é natural concluir que o nosso problema é muito mais do que “espinhos e cardos”! Nosso problema é muito maior do que “espinhos e cardos”!

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Mas a Bíblia continuou a falar de Jó.

Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: ‘Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR’. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:20-22).

Que coisa extraordinária, irmãos! Que personagem! Que história!

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Voltemos à pergunta de Satanás, no verso 9 – mas numa linguagem mais pessoal =

Teme Jó a Deus sem interesse pelo ganho egoísta?

Então, sem saber, Jó estava dando uma resposta para Satanás – e para os demais que estavam na mesma reunião universal. E que resposta foi essa? “Teme Jó a Deus sem interesse pelo ganho egoísta?” “Sim!!!

Jó respondeu “sim!!!

Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: ‘Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR’. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:20-22).

Que coisa extraordinária, irmãos! Que personagem! Que história!

E, num segundo momento, numa segunda reunião, Deus mais uma vez ensinou quem era Jó.

Outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR. Então, o SENHOR disse a Satanás: ‘De onde vens?’ E respondeu Satanás ao SENHOR e disse: ‘De rodear a Terra e passear por ela’. E disse o SENHOR a Satanás: ‘Observaste o Meu servo Jó? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-Me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa” (Jó 2:1-3).

Será que os representantes dos mundos não caídos levaram para seus planetas o testemunho a respeito de Jó? Será que compartilharam a declaração saída dos lábios de Deus a respeito do patriarca? E qual foi a reação de Moisés ao lhe ser revelada tal experiência? Será que isso o influenciou? Teria isso lhe ajudado a ser o líder que foi? Vendo a paciência de Jó, teria isso lhe ajudado a ser paciente também?

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Irmãos, quando estudamos a vida de Jó – quando estudamos a história de Jó, precisamos considerar o seguinte: Ele não tinha o conhecimento que nós temos a respeito do grande conflito entre o bem e o mal. Não havia ainda nenhuma revelação escrita – nada de Bíblia, nada de Lição da Escola Sabatina – e nem mesmo nada de púlpito com um teólogo pregando para ele.

E mesmo sem respostas para as questões que o envolveram, enfrentou a tristeza na fé. Combateu o bom combate na fé. Era ele e suas faltas de respostas, mas na certeira convicção que o próprio Deus lhe havia imprimido na mente. Herdara a religião de seus pais, e, com fé, desenvolvera uma vida rica em saúde espiritual, alicerçada na Rocha.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar a situação de sua esposa. Falamos mal dela, mas devemos lembrar que ela sofreu o mesmo tanto, ou, quem sabe, muito mais. Muito mais! Lembremos: ela era “mãe”.

Falamos mal de seus amigos. No entanto, devemos lembrar que eles também não possuíam Bíblia, e que nada sabiam sobre a conversa entre Deus e Satanás. No mínimo, devem ser valorizados pelo fato de, por compaixão, terem ido ao encontro de Jó, do amigo Jó.

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Bem, pode ser que alguém seja tentado a valorizar as questões materiais apresentadas no final do Livro de Jó. Alertamos, porém, que a história não é sobre isso. Está muito longe de questões materiais. Longe demais! Nada tem a ver com teologia da prosperidade! Longe disso!

Temos mais luz que Jó. Temos as declarações de Jesus: “[Satanás] é homicida desde o princípio” (João 8:44). “[Satanás veio] somente para roubar, matar e destruir” (João 10:10). Temos a declaração de Paulo: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Temos a declaração de Apocalipse 12:12: “Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”. Temos a afirmação de Pedro: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pedro 5:8).

Irmãos, o Livro de Jó tem a ver com o “caráter de Deusversus o “caráter de Satanás”. Deus querendo que nós entendamos o Seu caráter. Satanás, mentindo o tempo todo.

Jó, e sua esposa e seus amigos – eles pensavam o que pensavam sobre o caráter de Deus, não possuindo a luz que temos. Nós, que temos tanta luz, e inclusive o relato da tal conversa entre o Soberano do Universo e o Seu adversário, e a experiência de Jó, pensamos o que a respeito do caráter de Deus?

=========    =========   =========    =========   =========     =========

A Lição começa pelo fim. Há razões para isso. Nossas considerações, no entanto (levando em conta que nem todos os leitores e nem todos os ouvintes das classes da Escola Sabatina sabem da história), começam pelo começo.

Avance no estudo da Lição. Dê atenção aos pormenores. Mas jamais pense que Deus é como Satanás quer que você pense que Ele é. Não é o inimigo que tem a verdadeira revelação. É a cruz do Calvário. É Cristo Jesus!

Em Jó 19:25, o patriarca fala com a maior clareza possível: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sobre a Terra“.

Deus nos abençoe.

=========    =========   =========    =========   =========     =========

Irmãos, estou escrevendo e publicando meus comentários há 5 anos. Meu coração pede para parar. Estou parando. Preciso voltar para as minhas leituras “gerais”. Meu coração pede isso! O comentário me exige leitura específica sobre o assunto da Lição. Isso é bom. Mas sinto falta de outros temas. Sou requisitado a pregar nas igrejas de minha região. Preciso estudar mais. Preciso elaborar sermões.

Paro por aqui, mas estarei continuamente administrando o blog, publicando novos materiais, e divulgando as antigas Meditações de Ellen White, e respondendo cada uma das questões que os irmãos desejarem expressar (inclusive sobre a Lição em curso).

Não esqueçam da leitura diária da Meditação Matinal sugerida para 2016 – cliquem aqui.

Com carinho, Carlos Bitencourt (Cascavel-Paraná).

O Ligado na Videira continua!

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , , , . Guardar link permanente.

60 respostas para Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – 4º trimestre de 2016

  1. Jose Bernardino dos Santos disse:

    Particularmente sentirei muita falta dos seus comentários da lição da escola sabatino, irmão, mas entendo o seu motivo, fará com certeza muita falta os comentários, aprendi muito através das leituras que fiz durante todo este tempo que passou, muito obrigado, que Deus continue lhe concedendo a mesma capacidade que até aqui permitiu, abraço do seu irmão José Bernardino.

  2. Muito me esclarece e me inspira seus comentários sobre a lição da Escola Sabatina. Obrigada!

    • Lu,
      O sistema de estudo diário é algo extraordinário. Sou apaixonado pela Lição. Através dela, o passeio é grande dentro da Bíblia e dos Testemunhos.
      Continue comprometida com a Escola Sabatina!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  3. Mauro disse:

    Que Deus abençoe sua caminhada . . .Nós, da igreja da Lapa / SP . . .sentiremos muita falta de seus comentários . .. obrigado por ter colaborado com nosso crescimento espiritual . . .já estamos com saudades . . .diz que é brincadeirinha vai . . .Que Deus te Abençoe . . .

    • Mauro,
      Brincadeirinha não é, mas é doloridinho.
      Irmão, suas palavras me fizeram sentir o abraço da igreja da Lapa/SP. Que alegria! Me fez imaginar a multidão dos remidos naquele aguardado Dia. Rapaz, vai ser demais!
      Deus os abençoe também. Você, sua família e sua igreja local.
      Lembre-se que continuamos juntos, Ligado(s) na Videira.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  4. Patricia disse:

    Durante 3 anos os comentarios da lição me foi de grande valía, pra meu enriquecimento espiritual. Que Deus continue te usando irmão Carlos. Obrigada pelas lindas mensagens e apelos… até mais.

    • Patrícia,
      Agradeço suas considerações. São palavras que marcam o coração.
      Irmã, Deus abençoe você, sua família e sua igreja local.
      Lembre-se que continuamos administrando diariamente o blog, prontos para ser úteis.
      Legal a expressão “até mais”.
      Oremos uns pelos outros.

      Então, “até mais”!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  5. Elite te e Epson Garcia disse:

    Seu comunicado me deixou muuuito triste, repasso seus comentários todos os dias pra mais de 500 pessoas. Tem sido uma bênção! Repense…. se continuar quero saber particularmente no WhatsApp 065 . 999008143

  6. Deus o abençoe !!Mas vou sentir falta…tem me ajudado muito….

    • De igual forma, querida irmã Regina, Deus a abençoe.
      Lembre-se que continuamos com o Ligado na Videira. Não negarei nenhuma questão que for feita, inclusive sobre a Lição em curso.
      Deus seja louvado.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  7. jairo tavares disse:

    me sinto triste !!!!! com certeza vai me fazer muita falta sempre estudei esse comentários e repassava alguns pontos na minha igreja seus comentários completavam os meus estudos sei que isso vinha de Deus !! que pena ! mas que Deus continue abençoando vc sempre que o espirito de sabedoria acompanhe vc hoje e sempre . e como vc mesmo disse em uns dos seus comentários” nós veremos no céu ” amem

    • Jairo,
      Agradecemos a compreensão e o carinho.
      Lembre-se que o Ligado na Videira continua!
      Irmão, que você, sua família e sua igreja local sejam abençoados pelo querido Senhor.
      Boa semana.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  8. Eliana Bianchi do Nascimento disse:

    SEUS COMENTARIOS NOS ENRIQUECEU MUITO ESPIRITUALMENTE.QUE DEUS OABENÇOE MUITO,MUITO MUITO O SEU MINISTÉRIO COM MUITA SAÚDE.OBRIGADA POR FAZER PARTE DE NOSSAS VIDAS TODA SEMANA.ABRAÇO

  9. Joilma Mascarenhas disse:

    Obrigada irmão, pela consistência e riqueza de seus comentários!! Seus links com outros textos e meditações. Estudar a escola sabatina a luz do ligado na videira fez toda a diferença em meus estudos. Deus continue abençoando! Grande Abraço! Joilma (Salvador-Bahia)

    • Joilma,
      Deus tem sido muito bom conosco. A literatura adventista é de uma preciosidade sem tamanho. E é bom saber que você valoriza isso.
      Que o Senhor continue a abençoá-la, juntamente com sua família e igreja local.

      Lembre-se: continuamos a administrar o Ligado na Videira. Não paramos!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  10. Martinho K. Tavares disse:

    Deus lhe use sempre, para o crescimento espiritual

  11. Lucelia Juc disse:

    Que Deus abençoe seus novos projetos. Levantei cedo pra estudar a lição, aproveitei o silencio da casa pra meditar mais um pouquinho nos comentários , fiquei triste em saber que não terá mais. Mas com certeza Deus o usará muito mais de outras formas.

  12. Cristina disse:

    Também fiquei triste…há tempo que
    Leio seus comentários q completam
    O estudo da lição…gostava tbm qd tinha a lição por aqui…
    Mas sabemos que tudo tem seu propósito aqui na terra.Há muitas outras
    Formas do seu entendimento ser exposto.
    Obrigado pela dedicação durante esses anos aqui.
    Deus continue a lhe abençoar !!

  13. Rosana disse:

    Puxa … deixo aqui também o meu pesar. Há anos, nos meus dias mais difíceis, acompanhei os temas abordados na lição. Obrigada meu irmão por me ajudar nessa travessia, meu desânimo era tão grande mas usava esse canal, porque era tudo o que me ajudava a ter um pouco de comunhão com Deus e me sentir melhor. Hoje me sinto mais fortalecida pela graça de Jesus mas ainda assim gosto de seguir a lição por aqui pois suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo são um bálsamo para a alma. Muito obrigada mais uma vez. Que Deus continue derramando bênçãos sem fim sobre sua vida, hoje e sempre. _/l\_

  14. Marcel disse:

    Poxa que triste! Por parar de fazer os comentários, pois eles ampliavam e esclareciam dúvidas que restavam da lição daescola sabatina. Mas que feliz por continuar a se empenhar em outras aéreas para a pregação do evangelho, mais do que justificado. Parabéns pelos comentários até aqui, com certeza o Espírito Santo o usou muito e irá continuar a usar durante toda a sua trajetória, continue sendo esse fiel e servo de Deus e que Ele te abençoe imensamente. Abraços

  15. Cristiane disse:

    Triste notícia… Esses comentários me ajudavam muito, mas muito mesmo… Lia todos os dias junto com a lição…
    Mas compreendo que um trabalho maravilhoso e inspirado como esse toma tempo. Que Deus continue te abençoando e te usando!

  16. Eva de Oliveira Azevedo disse:

    Por favor envie o comentário da lição do quarto semestre. Sempre foi um completo para abrir o meu entendimento. Obrigado.

  17. melmelly2015 disse:

    Fica um misto de sentimentos. Vou sentir muita falta dos seus comentários. Sempre amei dar uma passada por aqui. Deus te conduza na nova caminhada é o meu desejo e minha oração.

  18. ALBA ESTRELLA disse:

    Querido irmão Carlos Bittencourt seus comentários acrescentaram muitas bençãos em minha vida e foram compartilhados com muitas outras vidas. Obrigada por tudo e que Deus continue lhe usando, dando-lhe saúde e muitas bençãos.

  19. E disse:

    EDIFICOU MUITO A MINHA VIDA ESPIRITUAL ,TUDO TEM O SEU TEMPO DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO ELILDE.AMORIM

  20. Salomão Daniel disse:

    Bom dia,gostaria de saber o porque dos comentários da lição O FIM ainda não foi publicado?
    Eles são muito bons e ajuda muito na compreensão da liçao.

  21. Solange disse:

    Pena só ter encontrado seu comentário justamente quando está parando de fazê-lo.

  22. elciormacedo disse:

    #Resumodaliçãoescolasabatina 24/09/16 – O fim. Introdução: conta-se a história de um garoto que lendo uma revista em quadrinhos de seu herói predileto, inicialmente ficou bastante triste com as primeiras páginas, pois seu herói só se dava mal frente a seu oponente. Então cansado de tantas derrotas nas páginas, foi até a última página. Depois de lê-la, e vendo que seu herói vencia no final deu um sorriso e voltou onde havia parado e continuou a ler, já não mais triste nem inconformado. A cada aparente derrota e dissabor de seu herói, ele então como que dizendo ao vilão em alta voz dizia: Se você soubesse o que eu sei, ahhh. É mais ou menos assim que a nova lição começa esse novo trimestre. Bons estudos sobre a vida desse exemplar homem de Deus: Jó.
    ————————————————————–
    #Resumodaliçãoescolasabatina 25/09/16 – Felizes para sempre? A Bíblia afirma que Jó recebeu tudo em dobro do que tinha antes certo? Mas então por que ele não teve mais 20 filhos, já que havia perdido dez? Bem, antes que você coce sua cabeça, a resposta é bem simples. Na perspectiva de um cristão a vida não se limita apenas nesse mundo, mas na porvir também. E como Jó tinha certeza que o seu Redentor vive e que por fim se levantaria sobre a terra,(Jó 19:25) e sendo assim tinha a garantia que receberia seus filhos anteriores mais os posteriores na ressurreição dos justos. Mas certo que ele no entanto estava Deus, ao afirmar em sua palavra que Jó recebera em dobro tudo que tinha antes. Esse homem de fé, descansou farto de dias com a promessa da salvação.
    ————————————————————–
    #Resumodaliçãoescolasabatina 26/09/16 final infeliz Ao longo da história de pecados , temos visto muitos dos fiéis servos de Deus, serem maltratados, perseguidos, caluniados, injustiçados, perderem bens, família, pátrias, adoecerem, passarem por privações, torturas, martírios e mortes das mais atrozes. Se analisarmos isso horizontalmente, diríamos facilmente que tiveram um final infeliz. E como bem disse Paulo em I cor 15:19 “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. Mas nossa ótica transcende a vida nessa terra e por mais que os dissabores e adversidades dessa vida inundem nosso viver, podemos olhar verticalmente com toda segurança e saber que a história ainda não terminou de ser escrita pela caneta misericordiosa e salvífica de Jesus.
    ————————————————————–
    #Resumodaliçãoescolasabatina 27/09/16 Restauração parcial. Vivemos numa atmosfera de pecado, onde por mais que recebamos as mais preciosas dádivas do céu, ainda sim a morte é uma realidade. Deus mudou a sorte de Jó (Jó 42:10). Uma restauração parcial foi instaurada na vida dele e pode bem ser ofertada a nós também, mas será apenas uma representação ou o início de um processo no plano da salvação. Falando a Marta, Jesus lhe animou a fé, dizendo: “Teu irmão há de ressuscitar”. João 11:23. Sua resposta não visava a inspirar a expectativa de uma mudança imediata. Conduziu os pensamentos de Marta para além da restauração presente (parcial)de seu irmão, fixando-os na ressurreição dos justos (total). Assim fez para que visse, na ressurreição de Lázaro, o penhor de todos os justos mortos e a certeza de que se realizaria pelo poder do Salvador. O melhor está para acontecer, não percamos o foco na grande esperança cristã da volta de Jesus que restaurará plenamente todas as coisas.
    ————————————————————–
    #Resumodaliçãoescolasabatina 28/09/16 – Último Reino. Nos dias do rei Nabucodonosor, o mesmo teve um sonho de uma grande estátua (Dan 2) dividida em: cabeça de ouro – Babilônia; peitos de prata – Medo Pérsia; quadril de bronze – Grécia; pernas de ferro – Roma; pés de ferro e barro – Reinos divididos(antiga Europa). Essa interpretação foi dada por Deus por meio de seu servo Daniel ao qual é revelado em linhas gerais a queda e ascensão de Reinos até o estabelecimento do Reino de Deus simbolizado pela pedra cortada sem auxílio de mão vindo de encontro a estátua e a esmiuçando e estabelecendo o Reino eterno( volta de Jesus). Sim amigos esse é o último Reino que jamais será destruído!!! (Dan 2:44) E adivinha onde estamos na história profética? Nas unhas da estátua!!! A Pedra está chegando, o último Reino!!!

  23. Danielle disse:

    Fará muita falta. 😢 Seus comentários são muito bons! Mas que vc continue servindo a Deus com esse dom que Ele te deu. Deus te abençoe sempre.

  24. Juliane disse:

    Sr . Carlos confesso que foi um choque ler q o sr não seguirá escrevendo sobre a lição.
    Sou Cristã de berço mas Adventista somente a 3 anos.
    Comecei a dar aula da escola sabatina na minha igreja em Fev desse ano e confesso que seus escritos me guiavam.
    Muito claro e com informações extras eu sempre dividia com os alunos as inf que recebia.
    Sucesso nesse novo momento.
    Deus nos abençõe!
    Juliane

  25. gilberto carlos da silva disse:

    Irmão Carlos Bitencourt fico triste por saber que o sr não vai mais escrever os comentários da lição da escola sabatina pois sem duvida era a minha melhor base para compreensão das lições.
    Já a muitos anos que sigo seus comentários, pois sou professor da escola sabatina muitos anos, acho que mais de 10 anos, e desde que descobri suas lições eu melhorei muito como professor. Mas que Deus continue a te abençoar nessa nova jornada.
    Meu nome é Gilberto e congrego na IASD de Vila Mariana de São Sebastião do Paraiso M.G
    Este ano sou ancião , diretor de mordomia e diretor de pequeno grupo.
    Um grande abraço e muito obrigado por tudo que o sr fez por mim( sem saber) mas foi muito importante para meu crescimento espiritual.

  26. weslei disse:

    cade os comentário da lição de jó ? sou nada sem eles

  27. erica disse:

    poxa, seus comentários eram os melhores…

  28. Everton de Oliveira Machado disse:

    Deus o abençoe grandemente irmão Carlos, sentirei muita falta dos comentários, sou professor da escola sabatina na igreja Adventista da Fazenda Rio Grande, sempre procurei enriquecer a classe com comentários de especialistas com o irmão. Gosto de ouvir a opinião de outros no estudo da lição. Mas entendo o chamado para dedicar mais tempo para os mais diversos ministérios da nossa igreja. Vou orar para que Deus continue te acompanhando. Obrigado por tudo, até aqui o Senhor nos guiou.

  29. Joyce disse:

    Confesso que sentirei muita falta mesmo, amo os comentários e me ajudam muito no estudo da lição!
    Mais peço a Deus por ti, continue sendo luz onde quer que vá! Deus abençoe!

  30. Ana Paula Teofilo Eugenio Eugenio disse:

    Ha não………..como sera nossos dias sem os cometários Ligados Na Videira?sentirei muita falta ,pois eram comentarios q me ajudava muito a compreender a lição,mais acredito que Deus estara te acompanhando e te proporcionando a oportunidade de ajudar outras pessoas em sua vida Espiritual!!!!!!! deixará saudade!!!!!! obrigada por mesmo distante ter contribuido no meu crescimento Espiritual fica com Deus ,que Ele te proteja sempre!!!!!! não nos conhecemos na terra,mas em nome de Jesus nos encontraremos no céu!!!!!!!!!!

  31. Washington Jorge disse:

    Acompanho muito tempo seus comentários querido irmão onde tiramos várias lições e reflexões, com certeza fará falta. Só tenho a lhe desejar felicidades nesse novo desafio.
    Grade abraço, fique com Deus!
    Washington Jorge
    Samambaia Norte, Brasília (DF)

    • Irmão,
      Agradeço as considerações. Muito obrigado.
      De igual forma, estarei orando por você, sua família e sua igreja local. Deus os abençoe.
      Um grande abraço aos irmãos do DF.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  32. Mirian disse:

    Vou sentir falta de seus comentários, mas sei que o Senhor tem preparado outros caminhos para o Senhor trilhar. Foi muito grande o aprendizado que conquistei acompanhando seus comentários da lição. Que o Senhor o abençoe ricamente!

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s