Os Frutos da Justificação Pela Fé, de Morris Venden – Os ramos, capítulo 3 (João 15)

OS  RAMOS
Eu Sou a Videira, vós os ramos” (João 15:5).

Jesus e Seus discípulos percorriam o trajeto até o Jardim do Getsêmani. Poucos momentos antes haviam encerrado o período em que, juntos, permaneceram no cenáculo superior, onde compartilharam do pão e do vinho na Última Ceia. Ali Jesus lavara os pés dos discípulos, conduzindo todos – exceto um deles – à submissão e comunhão com Ele. A exceção, Judas, partira da ceia a fim de encontrar-se com o sumo sacerdote, firmando os arranjos finais no tocante à traição de seu Senhor.

Enquanto caminhavam vagarosamente rumo ao jardim, Jesus e os discípulos passaram por uma videira, facilmente identificável sob a intensa luz da Lua. Nesta última analogia antes da crucifixão, Jesus tentou mostrar uma vez mais aos discípulos o relacionamento que necessitavam manter com Ele, a parte que deveriam desempenhar na vida de fé que Ele, tão arduamente, tentara ensinar-lhes ao longo dos últimos três anos e meio.

Jesus lhes declarou: “Eu Sou a Videira, vós os ramos”.

O que fazem os ramos? Bem, o ramo somente pode fazer duas coisas. Ou permanece na videira e, como resultado, produz fruto; ou não permanece na videira e, como resultado, seca-se, é rejeitado como ramo, e lançado no fogo para ser queimado. Ou uma coisa, ou outra.

A parábola de João 15 pretende primariamente aplicar-se aos ramos – e não à videira. De fato, ela foi apresentada pela Videira aos ramos! Segue-se, pois, que se somos os ramos, a parábola destina-se diretamente a nós. Se a nós é dirigida, deveríamos examinar com muita atenção o seu significado.

Os Frutos da Justificação Pela Fé, de Morris Venden – Os ramos, capítulo 3, páginas 14-15. Próximo capítulo – clique aqui.

Retorno ao índice – clique aqui.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Morris Venden, Os Frutos da Justificação Pela Fé e marcado , , , . Guardar link permanente.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s