A Trindade e o Livro Apocalipse (junho/2011)

Ouvi algumas dúvidas sobre a pessoa do Espírito Santo no livro do Apocalipse. O Espírito é um membro da Trindade no Apocalipse?

O Espírito desempenha um papel importante no livro do Apocalipse. De fato, o livro começa e termina com referências ao Espírito (Apocalipse 1:4; 22:17). Para alguns, porém, o fato de o Espírito não ser descrito como estando no trono como o Pai e o Filho, significa que Ele não é uma pessoa, muito menos um membro da Trindade. Vamos examinar as evidências:

1. O Papel do Espírito no Apocalipse: O Espírito é chamado de “espírito de vida” (Apocalipse 11:11, ARA; algumas versões dizem “o sopro de vida”), ou seja, Ele é vida e dá vida. Na Bíblia, a vida é identificada com Deus e Jesus. O importante papel do Espírito é comunicar mensagens de Deus e Jesus por meio do dom de profecia (Apocalipse 1:10; 4:2; 17:3; 19:10; 21:10). Jesus e o Espírito falam à igreja. Cada mensagem enviada às igrejas contém a frase “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:7, 11, 17 e 29; 3:6, 13 e 22). Essas são mensagens de exortação e, frequentemente, contém promessas ou revelações sobre o plano de Deus para as igrejas, bem como as intenções de Satanás. Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele estaria com eles na pessoa do Espírito (João 14:15-18). No Apocalipse vemos Jesus falando à Sua igreja por meio do Espírito, a voz e a presença de Cristo dentro da igreja. Ele abençoa a igreja (Apocalipse 14:13), concede graça e paz aos que creem (Apocalipse 1:4), e está diretamente envolvido na missão da igreja (Apocalipse 22:17). A igreja existe pelo poder e presença do Espírito.

2. A Trindade e o Espírito: O Apocalipse indica que o Espírito é uma das pessoas da Trindade. A Trindade não entregou a igreja para uma força impessoal! Espíritos demoníacos O imitam, e também são seres pessoais que enganam os reis da terra (Apocalipse 16:13 e 14). É verdade que ocasionalmente encontramos passagens nas quais somente o Pai e o Filho são mencionados (ver Apocalipse 5:13; 7:10). Mas o silêncio não é prova de nada. Há uma fórmula triádica na qual as três pessoas da Trindade são mencionadas: “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte dAquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo” (Apocalipse 1:4 e 5). Graça e paz são dons de Deus que se originam nos membros da Trindade. O livro termina referindo-se às três pessoas: Jesus (Apocalipse 22:16), o Espírito (Apocalipse 22:17) e Deus (Apocalipse 22:18). Encontramos, várias vezes também, a menção dos três na visão do trono: os sete Espíritos de Deus (Apocalipse 4:5); Deus (Apocalipse 4:9) e Jesus sob os símbolos do Leão e o Cordeiro (Apocalipse 5:5 e 6).

3. O Trono e o Espírito: O Apocalipse não descreve o Espírito assentado no trono de Deus. Há quatro razões importantes para isso. Primeiro: a ênfase colocada sobre Cristo assentado no trono com Deus é baseada no fato de que Ele venceu as forças do mal. Jesus – Deus em carne humana – subiu ao Céu e recebeu a honra de Se assentar no trono como co-regente com Deus (Apocalipse 5:12 e 13). Segundo: o Espírito, de fato, está associado ao trono. Ele permanece diante dele (Apocalipse 4:5), e quando o Cordeiro levanta-Se diante do trono é descrito que Ele possui os sete Espíritos de Deus, que significa plenitude do Espírito (Apocalipse 5:6). Terceiro: embora o Espírito permaneça diante do trono, Ele não participa na adoração a Deus e ao Cordeiro. Apenas os quatro seres viventes e os 24 anciãos se prostram diante dEles e Os adoram (Apocalipse 4:9 e 10). Quarto: no Apocalipse a função do Espírito no plano da salvação não é sentar-Se no trono, mas estar presente no mundo e com a igreja. Ele é “os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”(Apocalipse 5:6). Ele Se tornou o Servo de Deus, permanecendo diante dEle para obedecer-Lhe (Apocalipse 1:4).

Angel Manuel Rodríguez, Revista “Adventist World” – Junho 2011

Para mais artigos de Angel Manuel Rodríguez, clique aqui.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Angel Manuel Rodríguez e marcado , , . Guardar link permanente.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s