O Homem é Predestinado? Existe Predestinação? – Atos 13:48

Atos 13:48 assim foi traduzido na Almeida Revista e Atualizada no Brasil: “… e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”.

Seria útil saber que o povo atribui um significado para predestinação, mas o contexto bíblico apresenta outro um pouco diferente.

Para o povo, é crer que Deus traçou um plano para nossa vida, e que devemos segui-lo sem o direito de escolha. Para a Bíblia, predestinar refere-se ao decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que aceitam a Cristo.

Para compreender bem Atos 13:48, os seguintes pontos são importantes:

1º) A palavra predestinação não aparece na Bíblia, mas o verbo predestinar é usado quatro vezes (Romanos 8:28 e 29; Efésios 1:5 e 11).

2º) O livre arbítrio é uma plena verdade bíblica. Se há livre arbítrio, é impossível haver Deus escolhido um grupo para a salvação e outro para a perdição, sem considerar o privilégio humano da escolha.

3º) Três princípios exegéticos (explicativos) devem ser observados no estudo desta passagem:

a) Que palavra original foi traduzida por “predestinados”.

b) A passagem bíblica deve ser compreendida à luz de todas as outras passagens. Uma passagem não pode contradizer outras.

c) Ter em mente o contexto. Ler o que está antes e o que está depois para concluir o que o autor tinha em mente.

Aplicação desses princípios a Atos 13:48 – As traduções não transmitem exatamente a ideia do original. O verbo usado por Lucas é tasso, que significa ordenar, designar, determinar, colocar – mas nesta específica passagem os dicionários gregos lhe atribuem o sentido de dispor, ajustar, submeter-se a um esquema. O verbo não transmite nenhuma ideia de predestinação. Se a palavra original tem vários significados, o contexto deve determinar o sentido em que foi usada.

R. C. H. Lenski, em seu Comentário sobre Atos, na pág. 553, afirma: “Embora esta passagem trate da doutrina da conversão, tem sido muitas vezes considerada como um pronunciamento sobre a predestinação. Esta concepção teve início com Jerônimo (347-420 dC, sacerdote e teólogo católico), que modificou a antiga tradução latina ao trocar ‘ordinati’ por ‘praeordinati’ a fim de tornar a aceitação da fé e da salvação produto de um decreto predestinatório-eterno”.

O contexto nos ajuda a compreender o verdadeiro significado de Atos 13:48. O verso 45 declara que os judeus blasfemadores rejeitaram a salvação que Paulo lhes apresentava. Esta rejeição o fez voltar-se para os gentios, que se alegraram ao saber que eles também tinham o privilégio da salvação, concluindo que creram todos aqueles que se dispuseram a aceitar a salvação oferecida.

No contexto das passagens de Romanos e Efésios, onde aparece o verbo predestinar, Paulo ensina que através de Cristo todos fomos predestinados para a salvação.

Se a doutrina da predestinação fosse verdadeira, como harmonizá-la-íamos com as passagens que trazem convites e apelos de Deus aos pecadores para que se arrependam? A leitura atenta de oito versos bíblicos (Jeremias 21:8; Ezequiel 18:32; João 3:16; Atos 10:34; 1Tessalonicenses 5:9; 1Timóteo 2:4; Tito 2:11; 2Pedro 3:9) é suficiente para provar que a predestinação não é defensável na Bíblia. Essas passagens e outras que poderiam ser acrescentadas desmoronam o frágil edifício da predestinação calvinista.

Muitas provas poderiam ser adicionadas, confirmantes de que não há nesta passagem nenhuma base para a defesa da predestinação.

Segue-se apenas parte do comentário de Adam Clarke (1760-1832, teólogo metodista) sobre Atos 13:48:

“Esse texto tem sido muito lamentavelmente mal entendido. Muitos supõem que ele signifique simplesmente que os que naquela Assembleia estavam destinados por decreto divino, para a vida eterna creram, dada a força do decreto. Ora, deveríamos ter o cuidado de examinar o que uma palavra significa antes de tentar estabelecer seu significado. A palavra original não inclui nenhuma ideia de predeterminação de qualquer espécie”.

Após apresentar vários significados para a palavra original, ele prossegue:

“Portanto, tem sido considerada aqui como implicada disposição e prontidão de várias pessoas da congregação, como os prosélitos piedosos mencionados no verso 43, que possuíam o reverso da disposição dos judeus que falavam contra aquelas coisas; contradizendo e blasfemando, verso 45, embora a palavra aqui tenha sido traduzida de várias formas, em todos os sentidos, mesmo assim, de todos os significados que se lhe atribuíram nenhuma discorda mais de sua natureza e significação conhecida do que o que a representa como designando os que foram predestinados para a vida eterna. Este não é absolutamente o significado do termo, e jamais se aplicaria a ele”.

Há traduções como esta do Novo Testamento Vivo: “…e todos os que queriam a vida eterna, creram”, que transmitem bem o sentido original.

Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, Pedro Apolinário e marcado , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para O Homem é Predestinado? Existe Predestinação? – Atos 13:48

  1. Pingback: Prefácio de Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário | Ligado na Videira

  2. jephsimple disse:

    Como pode o calvinismo sustentar esse sofisma?

    Criando um espantalho de Deus.

    Afinal, eu creio em um Deus que é a própria razão, inteligência, lógica.

    E o calvinismo mostra um Deus confuso, estúpido, idiota, covarde, injusto, mentiroso, faccioso e etc, e etc e etc…

    Oras, por exemplo, As escrituras dizem que Deus quer que todo homem seja salvo. Ao passo que o calvinismo afirma que Ele escolheu apenas alguns antes mesmo da fundação do fundo para serem salvos, enfim os escolhidos.

    Oras isto mostra um Deus confuso, mentiroso, injusto e covarde.

    Confuso porque faz possui duas vontades contraditórias.

    Mentiroso porque diz que quer salvar a todos, quando na verdade Ele escolheu apenas alguns para serem salvos.

    Injusto porque diz que todos pecaram, mas só dá a oportunidade de quem ele quer escolher se converter ou não.

    Covarde por que vai mandar este que ele não escolheu, por que quis para o tormento eterno.Mas os mesmo não escolheram rejeitar a Deus.

    • Que palavra original foi traduzida por “predestinados”;
      O verbo usado por Lucas é tasso, que significa ordenar, designar, determinar, colocar estes verbos tem um sentido certo de predestinação. o que vc me diz de JACO ou JUDAS ???? sao casos aparte ???
      Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
      Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
      Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
      Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
      Romanos 9:11-14
      e JUDAS nasceu pra trair a Jesus…
      Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
      Mc 14.21

    • Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
      Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
      Romanos 9:20,21
      NÃO SOU CALVINISTA NEM ARMINIANO SOU DO ESP. SANTO DE DEUS
      EXISTE UM CHAMADO
      EXISTE UMA ESCOLHA
      EXISTE PREDESTINAÇÃO
      Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
      Rm 9.14

      • jephsimple disse:

        “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?”

        Com o devido respeito,

        Tenho certeza que essa afirmação parte do pressuposto de um Deus JUSTO… E não um Deus iníquo, mentiroso … Ou por Ele ser Deus Ele pode ser iníquo e por ter me criado eu não posso questionar a sua iniquidade??? Uma vez que Ele me imputa iniquidade, tendo como consequência um castigo????

        Deus pode pecar e não ser questionado pq ele Deus????

        Se aquilo que é injusto aos homens mas é justo a Deus… Então as injustiças dos homens são mesmo injustiças? Ou apenas uma invenção conveniente?

        Se existe uma aplicação especial [nossa lógica é inferior, nosso senso de justiça é inferior] a Deus, então ele pode pecar? Ou seja, seria pecado apenas em nossa concepção??? Não???

        Nós temos um problema aqui … Pra mim uma interpretação precipitada, errônea sobre esse trecho de Romanos…

        (Jefferson A. Santos)

      • valdemar kaminski disse:

        Não quero ser indelicado ao abordar o meu ponto de vista de forma direta ou não técnica. Não sou formado em teologia nem conhecedor dos termos e palavras da escrita bíblica original, isso também não me impede de entender que o apóstolo Paulo sempre usou a sua escrita em termos, um tanto enigmáticos, onde se exige raciocínio lógico; o apóstolo Pedro declara isso: Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. II Pedro 3:16. Seguindo a lógica de que Deus não predestina, temos vários textos do Antigo Testamento onde Deus dá o direito de escolha. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Deuteronômio 30:15. Josué 24:15. Nessa linha de pensamento existem vários outros textos. Deus declara que não tem prazer na morte do impio; Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3 :16. Aconselho a fazer uma boa pesquisa em toda a Sagrada Escritura e tenho certeza que não haverá dúvida quanto ao amor e livre arbítrio de Deus. Um abraço cristão!

  3. Igor José disse:

    * Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna. -Atos 13:48
    *Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
    -Efésios 1:3-6
    *Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
    Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;
    Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;
    -Tito 1:1-3
    *Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
    E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;
    -2 Timóteo 1:9,10
    *Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
    E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
    -Romanos 8:29,30
    *Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
    Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
    -Romanos 3:10,11
    *Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
    -1 Coríntios 12:3
    *Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS.
    -Efésios 2:8
    No mesmo capítulo que você citou:
    *Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
    -João 3:34
    ———————————–
    Partindo desse versículo abaixo, faço uma pergunta:
    *Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
    -João 6:44
    Se o Pai enviar TODOS ao filho, então ele seria mentiroso se deixasse alguns irem ao inferno por causa de seu coração pecador, mas seria justo se o Pai tivesse enviado muitos, mas não todos. Se tivesse enviado todos, o versículo seguinte seria mentira?
    *Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
    E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
    -João 6:37-39
    ——————–
    Esses são os versículos e tem muito mais, contra a bíblia não há argumentos. Peço que não induza as pessoas aos seus erros de interpretação, tentando isolar um versículo e não citando os demais. Eu digo ao contrário do que você disse, pois creio em um Deus soberano que se exercer sua justiça completa e lançar TODOS ao inferno, ainda sim seria justo, pois todos somos pecadores (Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. -Romanos 3:10) porém ele exerceu sua misericórdia permitindo com que o pecado de seus filhos por adoção sejam regenerados. Glória a Deus por isso!
    ———————
    E ao amigo que comentou essas coisas acima, deixo os seguintes versículos:
    *Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
    Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
    Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
    Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
    Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
    Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
    Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
    E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
    Como também diz em Oséias:Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à que não era amada.
    E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
    Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
    Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
    E como antes disse Isaías:Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência,Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
    Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
    Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
    Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço;
    -Romanos 9:12-32

  4. Calvino disse:

    Queria saber onde há na Bíblia a palavra Livre-Arbítrio ou algo que deixe CLARO a escolha do homem para a Salvação Eterna.

    • Olá, Calvino!

      Em respeito ao fato de você ter lido o artigo, respondemos sua pergunta assim: o conceito de livre-arbítrio está entrelaçado em toda a Bíblia, como é o caso, por exemplo, de Josué 24:14-16 – “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-O com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses”.

      Outro exemplo: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!” (Lucas 13:34).

      Agradecemos por ter navegado e comentado em nosso blog. Deus o abençoe.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

    • Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
      Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
      Romanos 9:20,21

    • Calvino disse também que “Todo o homem é TOTALMENTE DEPRAVADO”. Você é?
      Toda a sua família é???. Claro que não. Então, abandone de uma vez esse tal “Calvino”. Ele apenas tentou encaixar Aristóteles na Bíblia e não coube.
      Ele escreveu e reescreveu as Institutas muitas vezes, sempre modificando coisas, e morreu fazendo isso.
      Tanto ele, como o seu inspirador Thomas de Aquino, foram vítimas do Aristotelismo e seus derivados.
      Marcos 12.30 – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
      NOTE: De todo o TEU ENTENDIMENTO, e não com o ENTENDIMENTO dos outros.
      Fica com Deus.

  5. Imaginemos a ação positiva de uma mãe, que prepara alimentos e os põe na mesa, e convida os filhos para deles se fartarem.

    Nesse sentido, ela predestinou os filhos a se alimentarem, a se abastecerem em favor da saúde, em favor da vida. Uma mãe não pensaria em nada que fosse diferente disso. Foi para isso que ela gerou esses filhos. Ela é mãe por isso!

    No entanto, não foi tirado dos filhos o livre arbítrio, o poder de escolha. A ação positiva dela não interfere na escolha deles. E, assim, eles é quem decidirão se comerão muito, ou pouco, ou se ficarão em jejum. Eles decidirão, até mesmo, se procurarão uma outra mesa, com outros alimentos, em outra casa. A decisão é deles!

    Se a resposta for positiva, corresponderão a ação positiva da mãe. Se for negativa, estarão desprezando a ação da mãe, ação essa que continua sendo positiva. A mesa continua estendida. Nela ainda estão os saudáveis alimentos.

    Os resultados negativos, as consequências terríveis, não poderão ser imputadas a mãe. Ela só manifestou a ação positiva!

    Ora, o que Deus nos preparou?!!! Só, única e exclusivamente a salvação! Nada mais do que salvação!

    Então, nesse sentido, é possível entender que fomos predestinados para a salvação!

    Agora, como não nos foi tirado o livre arbítrio, podemos não aceitar a salvação preparada desde a fundação do mundo. Podemos manifestar uma resposta negativa – o que, como todos sabemos, produzirá consequências negativas, terríveis – mas não porque Deus tivesse produzido uma ação negativa.

    Se eu digo sim, a ação dEle foi positiva.
    Se eu digo não, a ação dEle continuou sendo positiva.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s