Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”.

“O altar apresentado no quadro profético era provavelmente reminiscências do altar de bronze do santuário dos hebreus, e os mártires podem ser lembrados como sacrifícios apresentados a Deus. Como o sangue das vítimas era derramado na base do altar, e a vida da carne está no sangue, assim as almas daqueles que foram martirizados são comparadas como estando debaixo do altar” (Comentário Bíblico Adventista, Apocalipse 6:9).

“O altar corresponde nesta liturgia celeste ao altar dos holocaustos (1Reis 8:64). Os mártires, testemunhas da Palavra, são associados à imolação de seu Mestre (Filipenses 2:7). Segundo a concepção bíblica e oriental, a vida reside no sangue. Aqui as vidas dos mártires estão ‘escorrendo’ para a base do altar celeste onde se consumam os seus sacrifícios cruentos (Levíticos 4:7)” (A Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 6:9).

As “almas debaixo do altar”, apresentadas por João nesta passagem, são uma representação simbólica aos filhos de Deus, que foram martirizados na Idade Média por causa do Evangelho. O sangue ou a vida que seus perseguidores derramaram simbolicamente clama a Deus pedindo vingança, a exemplo do sangue de Abel, em Gênesis 4:10, que clamava a Deus. Se o altar do sacrifício estava sobre a terra, e as almas são representadas como estando debaixo do altar do sacrifício, consequentemente não eram almas que estavam no Céu.

O que deixa a muitos leitores perplexos nesta passagem é o conceito popular, mas antiescriturístico, da palavra alma – uma essência imaterial, invisível e imortal que existe no homem. O conhecimento da palavra no original hebraico e grego jamais admite tal definição. Dentre seus múltiplos significados, se destacam também os de vida e pessoa. Este é o caso de Apocalipse 6:9, onde as “almas de baixo do altar” simbolizam pessoas, isto é, os mártires, sendo altar simbólico de sacrifício ou martírio. Seria um disparate indescritível a aceitação literal de que essas almas estivessem presas, debaixo de um altar no Céu. Se aceitássemos o relato como real, essas almas no Céu, e os seus ímpios perseguidores no inferno, segundo a crença popular, qual a razão de clamarem ainda por vingança, já que os seus torturadores estavam pagando seu merecido castigo?

Esta passagem traz uma mensagem de conforto para os que sofreram, sofrem e sofrerão por Cristo: o cuidado incessante de Deus em favor dos que aceitaram o Seu plano de salvação. Muitos não podem compreender por que Deus permite que alguns de Seus filhos fiéis sejam maltratados pelos ímpios. Embora o procedimento divino, por vezes, esteja além de nossa limitada compreensão, de uma coisa podemos ter certeza: Deus fará justiça dando o galardão aos fiéis e deixando que os ímpios sejam destruídos.

No capítulo seis de Apocalipse, João apresenta uma profecia dos acontecimentos que se realizariam durante a era cristã.

A referência às “almas debaixo do altar”, do verso 9, relaciona-se com a época da Reforma. Tanto a história secular quanto a sagrada nos informam que milhares e milhares dos chamados hereges foram barbaramente massacrados e mortos por todos os meios imagináveis. Felizmente, este estado de coisas teve o seu fim, com o protesto dos príncipes na Dieta de Spira, em 1529, e o incremento da Reforma através de toda a Europa. O contexto geral das Escrituras nos impede de tomar esta passagem em seu sentido literal, pois, se assim fosse, teríamos de aceitar a morte e o inferno cavalgando um cavalo literal através da Terra.

Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, Pedro Apolinário e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

  1. Pingback: Prefácio de Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário | Ligado na Videira

  2. aria de apresentar minha refutaçao dos Biblicos-Apocalipse 6.9.10-Refutação completa
    Devemos entender um pouco de palavras Polissêmicas, Istoé, tem vários significados.
    A vida do corpo esta no sangue,encontramos um exemplo em Genesis,9.3,4-a carne porem com sua vida,Istoé,com seu sangue não comereis,a vida do corpo esta no sangue,morreu o corpo o sangue vai para a terra.lev.17.11-porque a alma da carne esta no sangue,morreu o corpo o sangue é derramado e consecutivamente,a vida do corpo morre também,e a alma?Luc.12.20 Mas Deus lhes disse,Louco,esta noite te pediram a tua alma,e o que tens preparado para quem será?A alma após a morte tem um lugar para ir,o texto confirma,para onde será?Salmos 73.24Guiar-me as com o teu conselho,e depois me receberais na gloria.esta é a esperança do justo que morre,de ser recebido por Deus na gloria,igualmente aconteceu com Estevão no cap.7 de Atos,..ele viu a gloria de Deus primeiramente antes de ser morto,eis aqui uma clássica separação da alma do corpo:no verso 59,disse Senhor recebe o meu espírito,foi para Deus,e no verso 60,e tendo disto isto,adormeceu,e a alma?Salmos responde o caminho:Salmos 16.10 Pois não deixaras a minha alma no inferno,(sepultura,catacumba),no verso 9 o Salmista diz.tambem a minha carne repousara segura,fala de repouso do CORPO,e a alma não vai para o sepulcro.Atos 2.26,27…A minha carne(CORPO)a de repousar em esperança…27,Pois não deixara a minha alma no Hades.Em Apocalipse cap. 6.9,10-E´o texto que tem sido,um problema grave de interpletaçao dos ASD,pois neste texto nos vemos vários elementos em destaque:Vi debaixo do autar as almas dos que foram mortos-Clamavam-vingança do sangue-vestes brancas.Almas debaixo do autar,nesta visão Joao o ancião,contempla figuras do Tanackh,como o autar,existiam dois autar no Tabernaculo,1-autar de cobre,ex.39.39,este era para ofertas queimadas,ex.40.6,29.era lugar de sacrifícios,este sentido não pode ser literal,pois como pode ter um autar realizando sacrifícios de animais?Se Jesus é O Nosso cordeiro Pascoal,Ele morreu na cruz realizando,a remissão completa?Na verdade são almas que estão debaixo do autar de Deus debaixo da Cruz do Calvario.Se levamos ao sentido literal do texto,teremos que admitir que as oblações e sacrifícios leviticos ainda estão vigentes,os sacrifícios de animais.No autar de Deus “encontramos refugio”!E a questao do sangue derramado?Observamos em 1 reis2.28-34,uma comparação em que Deus,estava requerendo a Joab,o sangue derramado sem causa justa, as almas queriam vingança,Lev 17.11.diz que a alma da carne esta no sangue,como já citei no inicio,.Em Apocalipse 6.9,10as almas pediam vingança do sangue derramado sobre a terra,significa o sangue dos seus corpos derramado,na terra,um exemplo do homicídio de Caim,gen.4.9,10, A voz do sangue do teu irmão esta clamando a mim,desde a terra.Em Apocalipse é usado a mesma expressão Biblica de Genesis.E a parte B do verso 10,diz com clareza:o sangue dos QUE HABITAM NA TERRA,perceberam a diferença?A ALMA estava no céu e o sangue na terra,neste aspecto a alma desprende do corpo do qual tem o sangue,que é jorrado no chão,aqui na terra e a alma permanece no céu no caso dos justos que morrem em Cristo.E as vestes brancas?Os Adventistas alegam que almas não tem vestidos,se são espíritos como ter vestes?A Biblia responde tudo,as almas tem vestes brancas,SIM,e tem base Biblica muito contundentes para isto,vamos ler:Mateus 22.30,diz que seremos como anjos,Lucas 20.36-seremos imortais como os anjos-Apocalipse 3.18 teremos vestes brancas literalmente-Apocalipse 4.4 vestes brancas dos seres celestiais-São Mateus 17.2 jesus com vestes resplandescentes-daniel 10.5,vestes dos anjos.cai por terra a heresia dos ASD,de que almas não tem vestes.As almas no céu tinham um sentido literal,em sua totalidade,pois elas clamavam e tinham consciência,no cap.6.10,vamos fazer uma analogia?E clamavam com grande voz,dizendo:até quando O verdadeiro e Santo Dominador não julgas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?Vamos fazer uma troca de palavras para ver a lingüística?Até quando o Verdadeiro e Santo Dominador nao julgas(A NOSSA ALMA)que esta sobre a terra?Observou a troca? A Biblia não erra meus amados,o sentido literal é que a ALMA vai para o céu mesmo,não tem como discordar disto,deste discernimento espiritual,graças AO BOM Deus a bíblia não falha,OH Glorias!!!Estes são um dos grandes dilemas do Adventismo,as interpletaçoes fugindo da hermenêutica,e lingüística,ai começam a cair no abismo,pois UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO.vejam mais sentido literal das almas de Apoc.6,continua no capitulo 7.15…Por isto estão diante do Trono de Deus e servem de dia e de noite,olha só o que os justos fazem no céu,estão concientes,cultuando a Deus no Templo.dando Glorias!Como é as principais características das almas no céu?Ja arrebatados,não terão mais os sentidos carnais,humanos,como fome,sede,nem sofreram queimaduras do sol quente conparar com Apocalipse 7.16.
    Em apocalipse 7.13,14,-foi feito uma pergunta:De onde vieram estes de vestes brancas?resposta=clara , concisa e canônica?estes são os que vieram da Grande Tribulaçao.deram as suas vidas na grande Tribulaçao,aqui na terra,mencionados no livro de Daniel 9.27,sete anos de tribulação,profetizados por Daniel,ali estava o Assolador,o anti cristo,matando os judeus e as pessoas que ficaram sem ser Arrebatados,por não levar uma vida fiel com Jesus,e não buscaram o Azeite para as vossas lâmpadas que é o Nosso querido Espirito Santo.A Paz DO Senhor.
    Autor Ronaldo Barbosa ex adpto do adventismo,

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s