A Natureza do Espírito: um Mistério

Meditação Matinal de Ellen White – E Recebereis Poder, 1999.

3 de janeiro – Pág. 11 – A Natureza do Espírito: um Mistério

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. João 14:17.

Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o “Espírito de verdade, que procede do Pai”. João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade “não falará de Si mesmo” (João 16:13).

A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro.

A função do Espírito Santo é distintamente especificada nas palavras de Cristo: “E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” (João 16:8). É o Espírito Santo que convence do pecado. Se o pecador atende à vivificadora influência do Espírito, será levado ao arrependimento e despertado para a importância de obedecer aos reclamos divinos.

Ao pecador arrependido, faminto e sedento de justiça, o Espírito Santo revela o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. “Ele… há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar”, disse Cristo (João 16:14). “Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).

O Espírito é dado como agente de regeneração, para tornar eficaz a salvação operada pela morte de nosso Redentor. O Espírito está constantemente buscando atrair a atenção dos homens para a grande oferta feita na cruz do Calvário, a fim de desvendar ao mundo o amor de Deus, e abrir às almas convictas as preciosidades das Escrituras. Atos dos Apóstolos, págs. 51 e 52.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em 1999 - E Recebereis Poder, Ellen White, Meditação Matinal e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Natureza do Espírito: um Mistério

  1. Nilton Sarruf disse:

    É mais do que claro que o Espírito Santo é Deus,a Bíblia deixa claro isso.

    • Por sinal, Nilton, a Bíblia é clara em muitos outros assuntos, e que enfrentam idêntica resistência. Penso que nos falta sabedoria em preparar terrenos antes de lançar sementes. Há uma distância entre essas duas tarefas.
      Irmão, Deus nos ajude a melhor fazer em favor de nossos outros irmãos.
      Um abraço.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s