O Rosto Denuncia

Meditação Matinal de Ellen White – Vidas Que Falam, 1971.

20 de janeiro – Pág. 26 – O Rosto Denuncia

Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Gênesis 4:6 e 7.

O Senhor viu a ira de Caim. Observou o descaimento do seu semblante. Revela-se assim quão estritamente assinala o Senhor cada ato, todos os intentos e propósitos, sim, mesmo a expressão do rosto. Embora o homem não diga coisa alguma, expressa isso sua recusa de seguir o caminho e a vontade de Deus. Comentário Bíblico Adventista, vol. 1, pág. 1195.

Notai as palavras do Senhor. … Esta pergunta pode ser dirigida a cada moço e moça que, à semelhança de Caim, revela sua paixão… quando agem segundo as instigações de Satanás, as quais estão em direta oposição às reivindicações divinas. Manuscrito 77, 1897.

Caso o irmão prefira rejeitar a sagrada e repressora influência da verdade, Satanás o levará cativo à sua vontade. Estará em risco de dar lugar a seus apetites e paixões, dando rédea solta às concupiscências, a maus e abomináveis desejos. Em lugar de apresentar no semblante calma serenidade sob as provas e aflições, como o fiel Enoque, tendo a face iluminada pela esperança e aquela paz que excede o entendimento, terá nela estampados os pensamentos carnais, os concupiscentes desejos. O irmão apresentará a imagem do satânico em vez de a do divino. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 201.

Muitas crianças e jovens têm o caráter impresso no semblante. Apresentam nos traços fisionômicos a história de sua vida. …

Se Cristo for o princípio permanente do coração, a pureza, o enobrecimento, a paz e amor se estamparão nas feições. Outros semblantes apresentam os sinais de um mau caráter; egoísmo, astúcia, engano, falsidade, inimizade e ciúme acham-se neles expressos. Quão difícil é que a verdade transforme o coração e a fisionomia de tais caracteres! …

Cristo proveu Seus filhos de toda cultura espiritual. Se Jesus habitar na pessoa, o coração se enche das santas graças de Seu Espírito, manifestando-se na transformação das feições. Se desejais ter beleza e amabilidade de caráter, a lei divina deve estar escrita no coração e ser praticada na vida. Conselhos Sobre Escola Sabatina, págs. 112 e 113.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em 1971 - Vidas Que Falam, Ellen White, Meditação Matinal e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O Rosto Denuncia

  1. Me chama a atenção Gênesis 4:7 – “A ti cumpre dominá-lo“.
    Interessante. Deus realmente deu o livre arbítrio e o respeita. Como não age compulsoriamente, nem por força e nem por violência, apenas chamou a atenção de Caim sobre algo que este acalentava no coração, cuja expressão do rosto o denunciava.
    “Use o seu livre arbítrio para fazer o que é certo! Domine-se!

    Quanto ao “sinal” colocado em Caim, porventura não seria justamente algo relacionado ao seu semblante? Talvez um jeito rude, uma cara de mau? Quem sabe um jeito antipático, ou algo parecido, mas que fizesse as pessoas sentirem pavor de estar na presença dele?
    Bem, nós temos pavor por algumas coisas. Nos sentimos amedrontados diante de algumas situações, de alguns animais e, até mesmo, de algumas pessoas. Talvez esteja nisso o “sinal” em Caim. Talvez!

    Também indicamos a leitura adicional de Pedro Apolinário, em “Leia e Compreenda Melhor a Bíblia” – “Um verso difícil de traduzir – Gênesis 4:7” – clique aqui.

  2. Enthony disse:

    Boa meditação!

  3. Carlos Ferreira disse:

    Profundo. Agora me fez lembrar o texto do livro de Crônicas: “credes em Deus, e estareis seguros, credes nos seus profetas e prosperareis”. Mais pura verdade. Que o bom Deus continue nos abençoando ricamente.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s