Caim Retirou-se

Meditação Matinal de Ellen White – Vidas Que Falam, 1971.

21 de janeiro – Pág. 27 – Caim Retirou-se

Retirou-se Caim da presença do Senhor. Gênesis 4:16.

Deus dera a Caim oportunidade para confessar seu pecado. Tivera tempo para refletir. Compreendera a enormidade da ação que praticara, e da falsidade que proferira para a ocultar; mais ainda, foi rebelde, e a sentença não mais se procrastinou. …

Apesar de Caim pelos seus crimes haver merecido a sentença de morte, um Criador misericordioso ainda lhe poupou a vida, e concedeu-lhe oportunidade para o arrependimento. Mas Caim viveu apenas para endurecer o coração, para alentar a rebelião contra a autoridade divina, e tornar-se o chefe de uma linhagem de pecadores ousados e perdidos. Esse único apóstata, dirigido por Satanás, tornou-se o tentador para outros; e seu exemplo e influência exerceram uma força desmoralizadora, até que a Terra se corrompeu e se encheu de violência a ponto de reclamar a sua destruição. …

Recebendo a maldição de Deus, Caim se retirou da casa do pai. …

Saíra da presença do Senhor, rejeitara a promessa do Éden restaurado, a fim de buscar suas posses e alegrias na Terra sob a maldição do pecado, ficando assim à frente daquela grande classe de homens que adoram o deus deste mundo. No que diz respeito aos meros progressos terrestres e materiais, distinguiram-se os seus descendentes. Não tomavam, porém, em consideração a Deus, e estavam em oposição aos Seus propósitos em relação ao homem. Patriarcas e Profetas, págs. 77, 78 e 81.

Poupando a vida do assassino Caim, Deus deu ao mundo um exemplo do resultado que adviria de permitir que o pecador vivesse para continuar o caminho de desenfreada iniquidade. Pela influência do ensino e exemplo de Caim, multidões de seus descendentes foram levadas ao pecado, até que “a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra”, e “toda a imaginação dos pensamentos de Seu coração era só má continuamente”. O Grande Conflito, pág. 543.

Como Caim saiu da presença do Senhor para procurar morada; como o filho pródigo partiu “para uma terra longínqua” (Lucas 15:13), assim, no esquecimento de Deus, procuram os pecadores a felicidade (Romanos 1:28.) Parábolas de Jesus, pág. 200.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em 1971 - Vidas Que Falam, Ellen White, Meditação Matinal e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Caim Retirou-se

  1. Hoje, vimos que “esse único apóstata [Caim], dirigido por Satanás, tornou-se o tentador para outros; e seu exemplo e influência exerceram uma força desmoralizadora, até que a Terra se corrompeu e se encheu de violência a ponto de reclamar a sua destruição“.

    Mais adiante, precisamente na Meditação do dia 31, veremos a impressionante explicação: “Se os antediluvianos tivessem acreditado na advertência [a pregação de Noé], e se houvessem arrependido de suas más ações, o Senhor teria desviado Sua ira, como mais tarde fez em relação a Nínive”.

    Na do dia 29, lemos assim: “Embora a perversidade do mundo fosse tão grande, não obstante concedeu o Senhor aos homens cento e vinte anos de prova, nos quais, se desejassem poderiam arrepender-se. Mas apesar da paciência de um bom e misericordioso Deus, as pessoas não aproveitaram suas oportunidades”.

    Continuando na de hoje, “poupando a vida do assassino Caim, Deus deu ao mundo um exemplo do resultado que adviria de permitir que o pecador vivesse para continuar o caminho de desenfreada iniquidade. Pela influência do ensino e exemplo de Caim, multidões de seus descendentes foram levadas ao pecado, até que ‘a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra’, e ‘toda a imaginação dos pensamentos de Seu coração era só má continuamente’.

    No livro História da Redenção, pág. 48, falando sobre “Uma visão do futuro”, é dito que “a Adão foram revelados importantes eventos futuros, de sua expulsão do Éden ao dilúvio e progressivamente até o primeiro advento de Cristo sobre a Terra”. Ou seja, não por castigo de Deus, mas por consequência do pecado, não porque Deus fosse Se arrepender de ter criado o homem, mas como resultado do pecado, o dilúvio viria – embora Deus tenha dado oportunidade para que isso não ocorresse.

    Esse tema é fabuloso.

  2. Sabina Pambassangue disse:

    só Deus é Amor. porque Deus não destruí o pecador imediatamente, satanas tem se aproveitado desta para mentir aos seres humanos que, o pecado não mata, estou me referindo ao pecado como desobediência. mas a verdade é uma: o pecado mata. lentamente mas mata. As vezes abusados com as chances que Deus concede a nós para nós arrependemos. e acabamos em tragédias.

    • Isso mesmo, Sabina!
      Deus nunca quis que a humanidade tivesse contato com o pecado, pois este é absolutamente destruidor.
      Ainda bem que Deus não nos deixou como brinquedo nas mãos do inimigo. A cruz do Calvário mostra o quando Ele nos ama, nos quer bem.
      Tenha uma boa semana.

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  3. UMA SEMANA ABENÇOADA PRA VC . GOSTEI MUITO DE SUA PG. POIS GOSTO DE ESTUDOS PROFUNDOS, E AS DICAS DE OUTRAS MEDITAÇÕES MAIS ANTIGAS SOBRE O ASSUNTO E ENOBRECEDOR . ISSO FAZ COM QUE AMPLIE NOSSO CONHECIMENTO DO NOSSO GRANDE DEUS . E DE JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR . E DE SEU GRANDE AMOR QUE ESTUDAREMOS POR TODA ETERNIDADE, MAIS QUE DEVEMOS COMEÇAR AQUI. QUE NOSSO GRANDE DEUS TE ABENÇOE.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s