Pedro Aprendeu a Lição

Meditação Matinal de Ellen White – Vidas Que Falam, 1971.

3 de novembro – Pág. 313 – Pedro Aprendeu a Lição

Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Lucas 22:31 e 32.

Ousado, agressivo, confiante em si mesmo, rápido em compreender e disposto a agir, pronto para a desforra, mas generoso ao perdoar, Pedro muitas vezes errou e outras tantas foi reprovado. Nem por isso foram sua fervorosa lealdade e dedicação para com Cristo reconhecidas e elogiadas de maneira menos positiva. Pacientemente, e com a faculdade de discernir própria do amor, o Salvador tratava com Seu impetuoso discípulo, procurando reprimir-lhe a confiança própria e ensinar-lhe a humildade, obediência e confiança. Mas apenas em parte foi a lição aprendida. … Repetidas vezes fizera-lhe o aviso de que ele negaria conhecê-Lo (Lucas 22:34). Foi o coração angustiado e amante do discípulo que proferiu esta confissão: “Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte” (Lucas 22:33). …

Quando no tribunal as palavras de negação foram proferidas; e quando o amor e a lealdade de Pedro, despertados pelo olhar de piedade, amor e tristeza do Salvador, o fizeram sair para o jardim onde Cristo havia chorado e orado; e quando suas lágrimas de remorso caíam sobre o solo que fora umedecido com as gotas de sangue de Sua agonia, então as palavras do Salvador – “Roguei por ti” – foram-lhe um arrimo para a alma. Cristo, conquanto previsse o seu pecado, não o abandonara ao desespero.

Se o olhar de Jesus, lançado sobre ele, houvesse expressado condenação em lugar de piedade; se ao predizer o pecado tivesse Ele deixado de falar em esperança, quão densas não teriam sido as trevas que cobririam a Pedro! …

Aquele que não poderia poupar a Seu discípulo a angústia, não o deixou só em sua amargura. Seu amor não falha nem abandona. Os seres humanos, naturalmente propensos ao mal, inclinam-se a tratar severamente com os que são tentados e erram. Não podem ler o coração, não conhecem suas lutas e dores. Necessitam aprender acerca daquela censura inspirada no amor, do golpe que fere para curar, da admoestação que traduz esperança. … A transformação de Pedro, foi um milagre da ternura divina. É uma lição, para a vida toda, àqueles que procuram seguir as pegadas do Mestre dos mestres. Educação, págs. 88-91.

Anúncios

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em 1971 - Vidas Que Falam, Ellen White, Meditação Matinal e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Pedro Aprendeu a Lição

  1. Edivaldo Rodrigues disse:

    Bom dia, meus queridos irmãos em Cristo Jesus! Acredito que Jesus tenha dito a Pedro; “Faça o mesmo que fiz a você. Apascenta minhas ovelhas assim; com perdão, amor e mansidão”. Se necessário morrer por eles, não negue a fé! Um forte abraço.

  2. Joseani catunda disse:

    Boa noite,
    Eu amo estudar sobre os personagens bíblicos! A Palavra de Deus faz questão de nos mostrar que é possível ganharmos o Céu, pois, estes homens’santos’, apesar de seus defeitos de caráter, foram vencedores em Cristo Jesus e, de igual modo, podemos ser também.
    Os relatos da vida de Pedro, por exemplo, nos mostram quão valiosa e preciosa é a graça de Cristo! Como Ele trata o pecador… Com amor, ternura e compaixão. Que Deus extraordinário!!! Como estou distante do ideal divino… Mas, à minha inteira disposição está o Espírito Santo, para completar em mim, a minha santificação .
    Gostei muito do seu comentário sobre a lição. Deus o ilumine sempre. Joseani Catunda- IASD Cachoeirinha- Manaus- Amazonas.

    • Joseani,
      Belas considerações. Especiais!
      De igual forma, desejamos que Deus a abençoe. Que você, sua família e sua igreja local sejam acompanhados pelos santos anjos do Senhor.
      Ótimo dia!

      Carlos Bitencourt
      Cascavel-Paraná

  3. Simone disse:

    Relmente temos muito a aprender da coragem, humildade e certeza que Pedro tinha de quem era, quem foi, e quem sempre será o Filho do Deus vivo!! Por que mesmo esses homens santos e inspirados tiveram falhas e defeitos de caráter, e assim como a eles Cristo nos diz: Rogo por vós! Precisamos entender quão preciosa é a graça de Deus e como Ele trata o pecador já sem força e pronto a desistir, por suas fraquezas! Se lembrarmos que “Onde abundou o pecado superabundou a Graça”, e que o Santo Espírito de Deus está a nossa disposição, aí sim, Ele completará o imcompleto que existe em cada um de nós. Que Deus nos abençoe, e que essa lição faça com que encontremos dentro de nós um discípulo chamado PEDRO!!

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s