Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 5 – Segunda – O amor e a lei – 4º trimestre, 25 a 31 de outubro de 2014

Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na VideiraSegundaLuta de classes (27 de outubro). Tiago 2:5-7 – “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que Ele prometeu aos que O amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?”
É bem verdade que muitas pessoas ricas têm sido alcançadas pelo Evangelho, mas, pela experiência demonstrada, são os pobres que correspondem com mais facilidade aos assuntos celestiais. Então, ao falar que Deus escolheu os pobres, na verdade estamos dizendo que os pobres aceitam mais facilmente o convite de Deus. E não que o rico não vá para o Céu, mas que é mais difícil este abrir sua mente para tal mensagem, já que o seu coração está mais treinado a valorizar as coisas terrenas. É mais questão de probabilidade do que de impossibilidade.
Bem, apesar de Deus ter escolhido os pobres, a igreja do tempo de Tiago fez a opção contrária. Entretanto, o apóstolo traz à memória da igreja que quem a oprimia era justamente os ricos. Estes os arrastavam aos tribunais por qualquer motivo, exigindo “direitos” a todo momento. Como podiam eles desonrar os pobres, escolhidos por Deus, e favorecer os ricos que os oprimiam. É triste quando escolhemos o contrário da escolha de Deus!
Tiago, então, exorta os irmãos a reconhecerem o favoritismo que havia dentro da comunidade cristã. Estavam (e estamos) diante de algo reprovável diante de Deus: a discriminação social (mesmo na igreja). Por isso é que o favoritismo, a parcialidade e quaisquer tipos de discriminação devem ser combatidos com rigor na igreja local, principalmente pela liderança. Esta deve ser delicadamente exemplar nesta questão. Quem discrimina demonstra que ainda não compreendeu o Evangelho.
[[Aproveite e leia a Meditação Matinal para hojeclique aqui]]

Sobre Ligado na Videira

Ligado na Videira
Esse post foi publicado em a lição da semana, Comentário da Lição da Escola Sabatina, Ligado na Videira e marcado , . Guardar link permanente.

Escreva um comentário. Compartilhe sua opinião.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.