Estudo Sobre Salmos 119

Não sabemos quem escreveu este salmo, embora os estudiosos insistam que seja Davi.

É de nosso conhecimento que aparecem mencionados, na coleção dos salmos, sete autores, destacando-se inegavelmente a figura ímpar de Davi, com setenta e três salmos, ou seja, os de número 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23,24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 51, 52, 53, 54, 55, 56,57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69, 70, 86, 101, 103, 108, 109, 110, 122, 124,131, 133, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145.

Doze salmos foram escritos por Asafe: 50, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82,83.

Nove salmos têm como autores os filhos de Coré: 42, 44, 45, 47, 48, 49, 84, 85,87.

Dois pertencem ao rei Salomão: 72 e 127.

Heman, o Esraíta, compôs Salmos 88.

Eta, o Esraíta, aparece como autor de Salmos 89.

Moisés, o homem de Deus, redigiu o de número 90.

Se os autores aqui arrolados são responsáveis por 99 salmos, é evidente que 51 são anônimos.

Salmos 119 é classificado juntamente com mais oito (9, 10, 25, 34,37, 96, 111 e 112) como acróstico. Classificação um tanto imprópria, desde que o vocábulo significa: composição poética na qual o conjunto das letras iniciais dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase.

Este salmo consiste de 22 grupos de oito versos. Os oito versos de cada grupo começam com uma das letras do alfabeto hebraico – isto é, os primeiros oito versos começam com a letra alefe; os oito do segundo grupo, com a letra bete, e assim sucessivamente até o tau.

Sendo que o número de palavras frequentemente repetidas em Salmos 119 têm sido diversamente enumeradas pelos comentaristas, o caminho mais seguro é apresentá-las de acordo com a autoridade da Massora. Uma anotação no verso 122 diz o seguinte: através de todo o salmo alfabético (119) há em cada verso uma das seguintes dez expressões, com exceção do 122.

1 – Dereb = caminho

2 – Eduth = testemunho

3 – Pikkudim = preceitos

4 – Mizvah = mandamentos

5 – Imrah = dito, promessa, palavra

6 – Torah = lei

7 – Mishpat = juízos

8 – Zedeb, Zadib = justiça

9 – Hukab = estatutos

10 – Dabar = palavras.

A seguinte lista inclui o número de vezes que estas dez palavras ocorrem em Salmos 119, juntamente com a primeira ocorrência bíblica de cada uma delas.

I – Caminho (dereb) de dareb – seguir com os pés, denotando o ato de caminhar.

A primeira ocorrência se encontra em Gênesis 3:24 – Deus colocou o refulgir de uma espada para guardar o caminho da árvore da vida. Aparece neste salmo 13 vezes.

II – Testemunho (eduth). Derivado de ud = voltar outra vez, passar novamente, renovar.

Gênesis 21:30 é a primeira passagem bíblica que a emprega. “Respondeu Abraão: Receberás de minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço”. Foi usada neste salmo 23 vezes.

III – Preceitos (pikkudim). É derivada de pakad: aceitar, mudar.

Apenas os salmistas a empregaram, sendo a primeira em Salmos 19:8 – “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração”. O autor de Salmos 119 a empregou 21 vezes.

IV – Mandamentos (mizvah), procedente de Zavah – levantar, erguer, constituir. Daí o sentido de mandamentos constitucionais.

Aparece 22 vezes neste Salmo, e sua primeira incidência está em Gênesis 26:5 – “Porque Abraão obedeceu à minha palavra, e guardou os Meus mandamentos”.

V – Promessa (imrah) – do verbo amar – trazer à luz, dizer. Significa palavra, mas não com o mesmo sentido de dabar, que se refere à sua pronúncia articulada.

Quem primeiro a empregou foi Moisés em Gênesis 4:23 – “E disse Lameque…: escutai o que passo a dizer-vos”. Aparece no salmo em estudo 19 vezes.

VI – Lei (torah) – palavra derivada de yarah – projetar, planejar, mostrar. Daí instruir, ensinar. A torah contém as instruções de Deus a Seu povo, apontando-lhes o seu caminho.

A primeira ocorrência está em Gênesis 26:5 – “Abraão guardou as Minhas leis”. Nos Salmos 119 aparece 25 vezes, sempre no singular.

VII – Juízos (mishpat), de shaphat – estabelecer direito, instituir. Mishpat significa o que deve ser observado.

Empregada pela primeira vez para descrever o procedimento de Abraão: “Porque Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo” (Gênesis 18:19). Nos Salmos 119 aparece 23 vezes.

VIII – Justiça (zedeb), de zadab – ser reto, direito, justo. Pela comparação da primeira ocorrência em Levítico 19:15, com a segunda, 19:36, deduzimos que a palavra tem referência especial a equilibrar igualmente. É do conhecimento de todos que a balança é o símbolo da justiça.

O salmista a emprega 15 vezes neste salmo.

IX – Estatuto (hukka), de hakab – imprimir, decretar, ordenar.

Primeira ocorrência está em Gênesis 26:5 – “Abraão guardou os Meus preceitos (estatutos)”. Nos Salmos 119 ocorre 22 vezes.

X – Palavras (dabar) – arranjar em uma fila, daí relatar no falar. Refere-se à forma articulada do que é dito, quer falando ou escrevendo.

Foi usada pela primeira vez em Gênesis 11:1 – “Ora em toda a terra havia uma linguagem e uma só maneira de falar (de usar as palavras)”. Nos Salmos 119 aparece 24 vezes.

Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.

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2 respostas para Estudo Sobre Salmos 119

  1. Pingback: Prefácio de Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário | Ligado na Videira

  2. Ana Alves disse:

    Quem escreveu o salmos 119?

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